Audição - a música ensina

Em 30/08/17 10:26. Atualizada em 30/08/17 15:58.

Projeto de extensão e cultura da Regional Goiás utiliza música como ferramenta de reflexão e aprendizado

Texto: Weberson Dias

Fotos: Divulgação/ Regional Goiás

Carpetes, almofadas e luzes dão o tom ao ambiente de um projeto  de  extensão  da Regional Goiás da UFG, que utiliza música  como  ferramenta de reflexão e aprendizado. O  projeto  Audição - a música ensina, estreou em julho e prevê outras cinco edições ainda este ano, uma por mês. Os encontros são temáticos e a dinâmica consiste em ouvir músicas que são selecionadas para criar uma narrativa que pretende refletir sobre o tema em questão. A audição pode ser acompanhada de projeções que trazem algumas informações que ajudam a entender a narrativa proposta.

Segundo o professor de  Arquitetura e Urbanismo, Edinardo Lucas, a ideia é coletiva. “A ideia é que a música por si só ensine. Em  tempos de tanta informação visual é difícil parar para ouvir. O projeto nos leva  a repensar questões através das letras das músicas e como cada música dialoga com a outra. Após ouvir, cada um pode tirar diferentes conclusões”, explica. O professor destaca, ainda, que cada edição do projeto será realizada em um ambiente diferente da cidade, no intuito de envolver toda a comunidade.

Audição

Quem também abraçou o projeto foi a professora Fabiana Itaci Araújo, do curso de Administração. Segundo ela, a interdisciplinaridade foi o que a atraiu para compartilhar da ideia. “Qualquer projeto que tenha essa concepção deve ser acolhido, pois dá possibilidades para estudantes de diferentes cursos, comunidade e pessoas de diferentes faixas etárias. A música também é uma ferramenta pouco utilizada no ensino, embora ela tenha a potência de sensibilizar, provocar afeto e estimular reflexões sobre o tema proposto. É uma proposta diferente e bacana”.

A estudante do primeiro período de Educação do Campo, Sirlene Dutra, participou da primeira edição do projeto e analisou a iniciativa como proveitosa e ousada. “Foi muito  bom para nós, que estamos chegando agora no curso, gostei demais da ideia. É interessante porque nessa edição as músicas foram mostrando os contextos que formaram as cidades. Quero vir nos próximos!”.

Confira a página do projeto no Facebook.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: universidade Edição 90