Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Second Life

Do segundo corpo: investimentos na imaterialidade

Em 30/08/17 10:45. Atualizada em 31/08/17 09:42.

Professora da Faculdade de Informação e Comunicação, Flávia Martins, analisou os avatares do Second Life

Flávia Martins

Flávia Martins dos Santos é professora da Faculdade de Informação e Comunicação, mestre em Comunicação pela UFG e doutoranda em Psicologia pela PUC-GO. Autora do livro Do segundo corpo: investimentos na imaterialidade”.

“Vivenciar um momento histórico, social e cultural em que a corporeidade é uma temática que está em plena evidência, assim como as novas tecnologias de comunicação têm ganhado ampla adesão por um número crescente de pessoas. Isso fez  despertar em mim o interesse por estudar as correlações entre essas duas temáticas.

Desenvolvi uma pesquisa sobre os avatares do metaverso Second Life, buscando analisar as implicações e influências da identidade e subjetividade das pessoas na construção de corpos virtuais. Parti da premissa de que apesar de o corpo ser cada vez mais valorizado e cultuado, especialmente dentro dos padrões estéticos, ele é negado e condenado por sua tendência natural ao envelhecimento, à doença e à morte. A virtualidade, por sua vez, consegue, conforme mostrou a pesquisa, potencializar as características desejáveis do corpo e extirpar os aspectos negativos em uma vida virtual, vivida no Second Life com bastante intensidade por seus usuários.

A pesquisa de cunho etnográfico-virtual demonstrou que o avatar não é uma mera representação virtual idealizada do corpo. Ele é uma espécie de marcador de presença, o qual se encontra perpassado por fatores como o sentimento, a identidade, a subjetividade e o prazer. O avatar não é um substituto do corpo material, mas um novo lócus de experimentação, no qual suas manipulações e experiências levam a implicações no próprio corpo físico e subjetivo do indivíduo. Enfim, é um segundo corpo.”

Veja aqui o link para o trabalho da pesquisadora.

Quer falar sobre sua pesquisa ou projeto de extensão? Escreva um texto em primeira pessoa e envie para o jornalufg@gmail.com

 

 

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Eu faço a UFG Opinião Edição 90