Papo Musical

PAPO MUSICAL

Em 23/05/22 10:45. Atualizada em 21/06/22 17:00.

Melodia sentimental: de trilha sonora à canção popular

Gyovana Carneiro*

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Foto: Reprodução

O compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos (1887-1959), é considerado um expoente da música no Brasil. Suas obras são executadas no circuito dos mais prestigiados teatros brasileiros, europeus e americanos.

Sua obra consegue frequentar diferentes círculos. Villa-Lobos se faz presente tanto nas salas de concertos mais tradicionais, como em palcos de cantores de música popular.

Modernista de primeira hora gostava de cinema e foi um dos primeiros compositores brasileiros a compor trilhas para a sétima arte.

Nos anos 50, Villa recebeu a proposta de compor a trilha sonora do filme “Green Mansions” do estadunidense Mel Ferrer (1917 – 2008), estrelado pela atriz britânica Audrey Hepburn (1929 – 1993).

Inicialmente o longa foi um fracasso. As obras de Villa-Lobos foram em grande parte excluída da trilha sonora. Insatisfeito, o compositor reaproveitou os temas na cantata “A Floresta Amazônica”, sendo um dos temas a canção “Melodia Sentimental”.

Dora Alencar Vasconcellos (1910 – 1973) por Candido Potinari ((1903 – 1962)

Melodia Sentimental logo chamou a atenção de sopranos de todo o planeta. A suave serenata com letra da poeta e diplomata brasileira Dora Alencar Vasconcellos (1910 – 1973) seduziu vários cantores populares de sucesso.

Elizeth Cardoso (1920 – 1990)

Nos anos 60, Elizeth Cardoso (1920 – 1990),incorpora de forma definitiva o adjetivo “Enluarada” ao gravar a canção de Villa-Lobos com parâmetro de interpretação distante do “Bel canto”, abrindo caminho para diversas gravações até os dias de hoje.

Luis Leite (1979) e Mônica Salmaso (1971)

São várias as Interpretação de Melodia Sentimental, escolhemos o do violonista carioca Luis Leite (1979) e da cantora Mônica Salmaso (1971) em gravação ao Vivo na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro em junho de 2019.

O violonista Luis Leite possui sólida formação clássica, e, vem sendo apontado como um dos violonistas brasileiros de maior destaque na cena instrumental Contemporânea.

Já a cantora Mônica Salmaso possui uma suave voz de mezzo soprano, combinada com intimismo e extremo bom gosto na seleção das obras que interpreta. A cantora brasileira foi indicada ao Grammy Latino e conquistou na categoria de melhor cantora, o Prêmio de Música Brasileira (2014) e da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (1999).

Observe! Essa é uma das primorosas interpretações de “Melodia Sentimental” de Villa-Lobos.

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas Redes sociais!

*Gyovana Carneiro é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás

O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos e colunas, de inteira responsabilidade de seus autores.

Categorias: colunistas Papo Musical Emac