TV UFG celebra o Dia da Consciência Negra com debates sobre o tema

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a TV UFG exibe debates e programas especiais sobre o contexto histórico dos negros no Brasil. A data é uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo do Palmares morto em 20 de novembro de 1695.
Nesta quinta-feira (20/11), a partir de 19h30, o programa "Conexões" exibe dois debates sobre a temática. O primeiro aborda o racismo e o sexismo na mídia, com a presença das pesquisadoras Luciene Dias, professora da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG (FIC/UFG), e Márcia Daniele Carvalho, mestranda em História.
Logo em seguida, o programa volta novamente à discussão sobre a condição dos negros no Brasil, desta vez com a participação de Anita Canavarro, coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão da UFG; Alex Ratts, coordenador do Laboratório de Estudos de Gênero Étnico-Raciais e Espacialidades (Lagente – IESA/UFG); e de Danilo Cardoso Ferreira, professor do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás e integrante do Lagente. Este programa será reapresentado também no sábado, às 17h30, no domingo, às 21h15, e na segunda-feira, às 20h15.
A temática do segundo debate surgiu a partir de uma iniciativa da União dos Estudantes Indígenas e Quilombolas e do Lagente, que procuraram a Coordenação de Programação da TV UFG para sugerir a realização de um programa sobre o assunto.
Segundo Marta Quintiliano, que trabalha como operadora de mesa mestre da TV UFG e faz parte do grupo que formulou a sugestão de pauta, o debate é importante para provocar a reflexão sobre a questão do negro na sociedade brasileira, em especial no cenário goiano. “Nas nossas rodas de conversa sempre discutimos sobre como estamos sendo representados pela mídia. Nossa função política é dar visibilidade para essa questão e tentar mudar essa realidade. Procuramos a TV UFG devido ao seu caráter público e porque vemos que existe uma preocupação da emissora com a diversidade”, afirma Marta.

A programação da TV UFG está aberta para a manifestação e participação de diversos grupos sociais, desde que sejam respeitados os princípios básicos dos direitos humanos e cidadania. Sugestões de pauta para os programas, entrevistados ou mesmo de abordagens podem ser enviadas por e-mail (imprensa@rtve.org.br), por telefone (62-3521-1925) ou pessoalmente na sede da TV UFG (3º andar do prédio da FACE – Câmpus Samambaia da UFG).

Os negros na tela da TV Brasil
Desde 10 de novembro, a TV Brasil e a TV UFG exibem a novela Windeck - Todos os Tons de Angola, primeira novela africana a ser exibida no Brasil. A trama se passa em Luanda, na Angola, e apresenta diversos traços da cultura local. Finalista do Prêmio Emmy Internacional na categoria Melhor Telenovela, Windeck já foi exibida também em Portugal e tem seu elenco composto principalmente por atores negros. A novela é exibida de segunda a sexta-feira, às 23h.

Na Semana da Consciência Negra, a TV UFG também exibe a programação especial da TV Brasil sobre o tema. Confira abaixo a programação:
20/11, às 22h
Caminhos da Reportagem: A questão racial – da ditadura à democracia
 20/11, às 0h
Música Negra Brasileira (Show com artistas brasileiros que representam os ritmos de raízes africanas)
21/11, às 20h
Ver TV: Debate sobre a representação do negro na televisão
21/11, às 22h
Nação: Bahia, berço da cultura afro-brasileira
21/11, às 0h
Show com banda Maravilha