Regional Catalão

Em 2013 a Regional Catalão comemorou 30 anos de fundação. São ofertados 26 cursos de graduação, quatro de mestrado e 20 especializações, além da oferta de cursos a distância sob demanda. Sua comunidade acadêmica soma mais de 4 mil pessoas. A Regional possui área superior a 1 milhão de m2, que será ampliada em mais 50 mil m2 doados à universidade; O local abrigará novas instalações e unidades de pesquisa.

A Regional Catalão teve a aprovação de seu regimento interno pelo Conselho Universitário em 2007, o que proporciou maior organização de suas atividades acadêmicas. Quando deu início às suas atividades de graduação, em 1983, a unidade era um projeto de extensão da UFG para a interiorização da formação de professores. Um convênio firmado com o município contratava servidores docentes e técnico-administrativos e oferecia apenas dois cursos de graduação (Letras e Geografia).

Desde então, com a alocação de recursos financeiros, planejamento, novas contratações de pessoal e incentivo à qualificação, a Regional vem se consolidando, cada vez mais, no ensino de graduação e pós-graduação e no desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão. Em 2007, já estavam implementados, além dos cursos iniciais, Ciências da Computação, Educação Física, História, Matemática e Pedagogia.

Existe uma relação visível entre os programas de expansão implementados na Regional Catalão e o desenvolvimento da região. A ampliação da oferta de vagas nos cursos de graduação das diversas áreas do conhecimento dinamizou as ações e fortaleceu politicamente a UFG em toda a região sul do Estado de Goiás, estendendo sua influência para as regioões do Alto Paraíba e Triângulo Mineiro. Hoje, pode-se considerar que há em Catalão uma forte presença do ambiente universitário, ou seja, os cursos se consolidam, a comunidade universitária produz conhecimento e a sociedade sente os reflexos positivos do ensino, da pesquisa e da extensão.

Diretor: Prof. Thiago Jabur Bittar

Vice-diretor: Prof. Denis Rezende de Jesus