Área de conhecimento: Ciências da Saúde

Integral

Jataí

Perfil

O curso bacharelado de Fisioterapia do Câmpus Jataí/UFG, conforme Resolução Consuni n° 25/2008, tem duração de 5 anos, distribuídos em 10 períodos, carga horária total 4180 horas. Oferece 40 vagas, em regime presencial, tempo integral, com principal forma de ingresso o processo seletivo. O curso prepara alunos com formação técnica para intervenção fisioterapêutica nos níveis de atenção primária, secundária e terciária, na promoção e proteção da saúde; prevenção específica das doenças e dos agravos à saúde; tratamento das intercorrências patológicas e sequelas; reabilitação funcional e assistencial, como requer a profissão e as carências da população.

O Fisioterapeuta tem como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidade, objetivando preservar, desenvolver e restaurar o movimento e a capacidade funcional em todos os ciclos da vida quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas. O perfil do curso de Fisioterapia do CAJ/UFG apresenta proposta com conhecimentos necessários para capacitarem profissionais em fisioterapia com bases sociopolíticas, culturais e técnico-científicas, propiciando adquirir habilidades, atitudes e competências, para interagir nas diferentes situações vivenciadas pelo indivíduo e a coletividade, através do ensino, pesquisa e extensão, contemplando a atenção à saúde nos níveis primário, secundário e terciário.

Dentre as competências e habilidades específicas do fisioterapeuta estão: respeitar princípios éticos inerentes ao exercício profissional; atuar em todos níveis de atenção à saúde; agir multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente; reconhecer a saúde como direito e atuar garantindo a integridade da assistência; contribuir para manutenção da saúde e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade; realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente que permitam elaborar diagnóstico cinético-funcional; eleger e quantificar intervenções e condutas apropriadas, com o tratamento das disfunções no campo da fisioterapia, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta da fisioterapia; elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica; exercer sua profissão articulada ao contexto social; desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão do serviço de saúde público e privado; emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios.

Coordenadora: Thais Rocha Assis
E-mail: coordenacaofisioufg@gmail.com