Engenharia Florestal

Área de conhecimento: Ciências Agrárias
Duração: 10 semestres
Autorização/Reconhecimento: Res. CONSUNI 11/08, de 27/6/2008
Unidade responsável: Escola de Agronomia e de Engenharia de Alimentos (EA) - www.agro.ufg.br

Opções de oferta

Habilitação

Turno

Específica da profissão

Engenheiro Florestal

Integral

Goiânia

Específica da profissão Engenheiro Florestal Integral Jataí

Perfil:

A Engenharia Florestal é o ramo da Engenharia que visa a preservação, o manejo e a exploração racional de áreas florestais. Este Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Goiás (UFG) está vinculado à Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA), e será ministrado no Campus Samambaia, em Goiânia, GO. Está disponibilizando 40 vagas no presente Processo Seletivo, com o ingresso dos aprovados em 2009, tendo duração de dez semestres, formando os primeiros profissionais no final do ano de 2013.

A presença da UFG nos domínios do Cerrado vislumbra a formação de Engenheiros Florestais qualificados, ambientados e compromissados em reverter o processo de degradação do solo, da água e dos recursos genéticos (fauna e flora) e permitir o desenvolvimento e a utilização de técnicas adequadas à exploração de recursos florestais nesse Bioma, como implantar e cultivar florestas para a produção de bens diretos, principalmente madeira para os mais diversificados tipos de uso (fonte energética, celulose e papel, placas, compensados e desdobro em serrarias). Objetiva, também, a formação holística do profissional Engenheiro Florestal, habilitando-o a atuar em qualquer Bioma brasileiro.

Para a formação de profissionais qualificados em Engenharia Florestal, estes devem ter: consciência ética e ecológica com elevado grau de responsabilidade nas questões de preservação e conservação da natureza; relevantes conhecimentos dos diferentes ecossistemas terrestres, particularmente dos ecossistemas florestais do Cerrado e de outras regiões brasileiras, assim como das reais condições econômicas e sociais inerentes e dependentes desses ecossistemas; conhecimento do uso adequado de máquinas e equipamentos nas atividades florestais, com racionalidade operacional e minimizando os possíveis impactos sobre o ambiente; autonomia e juízo crítico em sua área de conhecimento e atuação, praticando métodos científicos para a análise e condução dos processos de tomadas de decisão, priorizando os princípios básicos de sustentabilidade; capacidade inerente para intervir nos ecossistemas ambientais, usando métodos de manejo apropriados para cada situação, considerando os aspectos ecológicos, econômicos e culturais; domínio de conhecimento dos processos de transformação industrial dos produtos florestais, relacionando as propriedades da matéria-prima com a qualidade dos produtos transformados; senso crítico dos processos sociais ao interagir com pessoas de diferentes grupos sociais e antropológicos; visão holística da atuação do profissional em Engenharia Florestal.

O Engenheiro Florestal estará habilitado a atuar em atividades relacionadas com recursos naturais renováveis; ecologia e defesa sanitária; proteção da biodiversidade; manejo de bacias hidrográficas, solos de ecossitemas florestais; recuperação de áreas degradadas; propagação de espécies florestais; viveiros florestais; manejo de floresta para produção de madeira e outros produtos; dendrometria e inventário; mecanização, colheita e transporte florestal; manejo de fauna silvestre; sistema de agroflorestas; paisagismo e arborização urbana; construção de madeira; desenvolvimento de processos tecnológicos; industrialização e comercialização de produtos florestais; geoprocessamento e sensoriamento remoto; planejamento, administração, economia e crédito para fins florestais. Poderá desenvolver suas atividades florestais voltadas para a pesquisa, à extensão e ao ensino e, também, como profissional autônomo, na prestação de assessoria, consultoria, elaboração de laudos técnicos e receituários florestais e ambientais.

Engenharia Florestal - (62) 3521-1606
Profª. Drª. Sybelle Barreira