Curso Ciências Contábeis

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Duração: 8 semestres
Autorização/Reconhecimento: Res. CONSUNI 10/05, de 31/05/05
Unidade responsável: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) - www.face.ufg.br

Opções de Oferta

Habilitação
Turno
Bacharelado
Noturno
Goiânia

Perfil

O curso de Ciências Contábeis tem a finalidade de formar bacharéis em Ciências Contábeis capacitados para atuarem nos mais diversos segmentos do mercado e da sociedade, com responsabilidade, profissionalismo, ética e proficiência e, sobretudo, com visão ampla, reflexiva e crítica.

A estrutura curricular contempla as seguintes linhas de pesquisa: controladoria; contabilidade para tomada de decisões; finanças; auditoria e perícia contábil; contabilidade governamental; contabilidade e gestão do agronegócio; história e teoria da contabilidade.

O curso enfoca os fundamentos científicos e históricos do conhecimento da contabilidade aliandoo à execução prática nos diversos segmentos de atividade que o bacharel em Ciências Contábeis pode atuar, tais como: profissional autônomo; sócio de empresa ou escritório prestador de serviços contábeis, auditor; consultor fiscal-tributarista, analista de custos e gerencial, e analista econômicofinanceiro das demonstrações contábeis de entidades públicas ou particulares. Pode atuar, também, no assessoramento tributário-fiscal a pessoas físicas, em perícias contábeis judiciais e extrajudiciais, em avaliações patrimoniais, e na constituição, incorporação, cisão, fusão ou liquidação de empresas.

O conteúdo do curso contempla a construção de sólidos conhecimentos científicos contábeis nos diversos ramos de atividade das entidades, tanto privado quanto públicos. Também, a formação do aluno está voltada para áreas diretamente relacionadas com as organizações: o Direito, em seus ramos público e privado, tributário, trabalhista e comercial; a Economia, que abrange estudos introdutórios, micro e macroeconômicos; a Administração, focada na teoria geral, organizacional, mercadológica e financeira. Na formação humanística através de estudos de Sociologia, Filosofia, História e Economia, o curso possibilita ao aluno compreender a importância da contabilidade, sua evolução e interação com a sociedade, o raciocínio lógico e quantitativo e o desenvolvimento do senso crítico e analítico.

Temas emergentes e relevantes como globalização, responsabilidade social, ética e meio ambiente, são abordados com o intuito de formar uma visão ampla do conhecimento da sociedade tanto nos aspectos econômicos quanto sociais, culturais e ambientais.

Os bacharéis em Ciências Contábeis devem desenvolver as seguintes competências e habilidades:

a) utilizar a terminologia e a linguagem próprias das Ciências Contábeis e Atuariais;

b) demonstrar uma ampla visão interdisciplinar da atividade contábil;

c) elaborar pareceres e relatórios que contribuam para a eficácia dos seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;

d) aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;

e) desenvolver a liderança entre equipes multidisciplinares, considerando a geração e disseminação de informações contábeis, com nível de precisão e utilidade;

f) exercer suas funções contábeis e atuariais com domínio, responsabilidade quanto ao gerenciamento, ao controle e à prestação de contas da sua gestão à sociedade;

g) produzir informações para o processo de tomada de decisão;

h) implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial;

i) exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que são prescritas através da legislação específica, revelando domínio adequado aos diferentes modelos organizacionais.

j) ter iniciativa, criatividade e senso crítico.

Mais informações:

Coordenador: Prof. Ednei Morais Pereira