Engenharia Ambiental

Área de conhecimento: Engenharias
Duração mínima: 10 semestres (duração máxima: 15 semestres)
Autorização/Reconhecimento: Res. CONSUNI 10/08, de 27/7/2008
Unidade responsável: ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL (EEC) - www.eec.ufg.br

Opções de oferta

Modalidade

Habilitação

Turno

Bacharelado

Engenheiro Ambiental

Diurno

Goiânia

Perfil:

O Engenheiro deve ter formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitação para absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O Engenheiro Ambiental deverá também estar apto a avaliar a dimensão (magnitude, duração, reversibilidade e natureza) das alterações ambientais causadas pelas atividades do Homem, sejam elas benéficas ou adversas, independentemente da área de influência. Pretende-se que esse profissional possua conhecimentos técnicos suficientes para adotar procedimentos capazes de minimizar os impactos indesejáveis, qualquer que seja a escala em que ocorram (local, regional ou global).

O Engenheiro Ambiental atua na preservação da qualidade da água, do ar e do solo a partir do diagnóstico, manejo, controle e recuperação/remediação de ambientes urbanos e rurais. As funções do profissional da área incluem investigação, avaliação, adaptação e implantação de sistemas de produção ambientalmente viáveis, a recuperação de áreas degradadas e a diminuição e o monitoramento dos processos e atividades causadores de impactos ambientais. É ele, também, que prepara empresas e organizações para receber licenças ambientais de funcionamento. O engenheiro ambiental pode, ainda, elaborar propostas alternativas para o tratamento de poluentes e para a utilização racional de recursos naturais. Esse profissional atua também para viabilizar a obtenção do certificado ambiental para a área de produtos e serviços, a ISO 14.000.

Especificamente, o Engenheiro Ambiental irá atuar nos seguintes campos:

•    Auditoria/Certificação ambiental;

•    Controle sanitário de bacias hidrográficas;

•    Coordenação do sistema de limpeza pública;

•    Elaboração de EIA/RIMA;

•    Elaboração de laudos periciais sobre a eficiência de sistemas de tratamento de efluentes líquidos domésticos e industriais,

•    Elaboração de laudos periciais sobre a eficiência de sistemas de tratamento de águas de abastecimento;

•    Elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e industriais;

•    Estudo de recuperação de áreas degradadas, incluindo a biorremediação;

•    Licenciamento Ambiental;

•    Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL);

•    Monitoração da qualidade da água, ar e solo;

•    Operação de Aterros Sanitários e Industriais;

•    Operação de sistemas de tratamento de efluentes líquidos domésticos e industriais, inclusive, de águas de abastecimento;

•    Planejamento e gerenciamento de recursos hídricos;

•    Planejamento urbano;

•    Poluição sonora;

•    Problemática dos transportes urbanos;

•    Programas de uso racional da água;

•    Aproveitamento energético;

•    Projeto de irrigação;

•    Projeto de sistema de drenagem urbana;

•    Projeto de sistemas de abastecimento de água e transporte de esgoto sanitário;

•    Projeto de sistemas de tratamento de águas de abastecimento e residuárias;

•    Conforto ambiental;

•    Redução e controle da poluição atmosférica.

A existência de profissionais com essas características é certamente importante na implantação de qualquer modelo de desenvolvimento econômico, tanto na prevenção, quanto na minimização dos impactos que a atividade humana provoca no meio ambiente.