Ciência da Computação

Jataí
Catalão

Perfil

O Curso de Bacharelado em Ciências da Computação tem como objetivo dar ao aluno conhecimentos científicos e condições necessárias para influenciar na evolução da informática e acompanhar seu desenvolvimento.

Os egressos do curso estão aptos a desenvolverem softwares, podendo atuar tanto em instituições e empresas que têm a informática como atividade fim, quanto nas que a têm como atividade meio. Também estão capacitados para atuarem como pesquisadores e para seguirem a vida acadêmica, em programas de mestrado e doutorado.

As aptidões específicas do profissional egresso do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação incluem atuar nas áreas de Engenharia de Software, Banco de Dados, Visualização e Otimização Interativa, Interfaces Homem- Computador, Internet e Sistemas Distribuídos, Redes de Alto Desempenho, Computação Gráfica e Teoria da Computação.

Além disso, o curso habilita o aluno para:

· conceber, projetar, implementar, verificar, validar, documentar, implantar e configurar sistemas de computação;

· gerenciar equipes e coordenar o processo de desenvolvimento de software;

· verificar a conveniência do emprego de sistemas computacionais, estimar custos e estabelecer recursos de software e hardware necessários;

· exercer a gerência técnica e administrativa de informática em empresas e organizações;

· acompanhar, estudar e aplicar tecnologias emergentes; e

· desempenhar atividades de pesquisa.

Os laboratórios do Instituto de Informática (INF) são de última geração e dão suporte tecnológico para que o aluno desenvolva seus trabalhos. Têm equipamentos e programas que oferecem um ambiente sofisticado onde softwares complexos podem ser desenvolvidos.

Os alunos da graduação podem participar dos projetos de pesquisa desenvolvidos no INF, com bolsas de iniciação científica e outras. Fazer parte de grupo de pesquisa possibilita, também, acesso aos laboratórios de pesquisa e pós-graduação. O INF possui projetos de pesquisa em parceria com instituições de renome do país e do exterior.

Além do curso de graduação, o INF é responsável por um programa de mestrado em Ciência da Computação e ministra diversos cursos de especialização. O Instituto está conectado a uma biblioteca especializada e atualizada que assegura ao futuro profissional o acesso a livros e periódicos e a outras fontes de informação imprescindíveis à dinâmica área da computação.

Um competente quadro docente constituído de professores com pós-doutorado, doutorado e mestrado, fomenta uma contínua e fértil interação com os estudantes, além de expressar a preocupação do Instituto com a qualidade da formação dos egressos de seus cursos.

O candidato ao Curso de Bacharelado em Ciências da Computação deve possuir interesse pelo estudo de computadores e, em especial, pelo domínio de atividades de desenvolvimento de programas que são executados por essas máquinas. Espera-se que o mesmo tenha facilidade de compreensão das disciplinas básicas de Ciências Exatas e que possua aptidão para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Bom conhecimento da língua inglesa, dedicação aos estudos extra-classe, iniciativa e entusiasmo são fortemente recomendados.

As atividades acadêmicas são realizadas nos turnos matutino e vespertino. Outras atividades podem exigir do estudante disponibilidade à noite.

Mais informações:

Coordenador Goiânia : Profa. Taciana Novo Kudo