Estude na UFG

O Conselho Universitário da UFG aprovou em 2014 a adesão integral da universidade ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Desde aquele ano, interessados em ser alunos da UFG devem realizar a prova do Enem e, posteriormente, concorrer a uma das vagas oferecidas na instituição via SiSU.

Os cursos de graduação foram divididos em pesos e grupos específicos para compor as notas dos candidatos.

Alguns cursos não serão contemplados pelo SiSU por necessitarem de Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE).

O que é SiSU?

SiSU é um sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que aderiram ao SiSU ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.

A inscrição é gratuita, em uma única etapa e feita pela internet.

Clique aqui e veja como funciona o SiSU.

Confira o site do SiSU na UFG. Nesse sítio, estão disponibilizadas todas as informações referentes à seleção. É de responsabilidade do candidato acompanhar as informações divulgadas.

UFG Inclui

O Programa UFGInclui cria uma vaga extra para negros quilombolas e outra para indígenas em cada um dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade, desde que haja demanda desses candidatos. O programa também oferta 15 vagas no curso de Letras: Libras (licenciatura), turno noturno, para candidatos surdos.

Candidatos Indígenas ou Negros Quilombolas que optarem por algum curso que exija Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE), sendo eles, Arquitetura e Urbanismo, Música e Musicoterapia, têm que prestar estas provas para concorrerem às vagas extras e somente se aprovados poderão ocupar essas vagas. As provas de VCHE serão aplicadas nos dias 9 e 10 de fevereiro. Confira os programas das provas de VHCE.

Vagas remanescentes

Uma vez ao ano, sempre no segundo semestre, o Centro de Gestão Acadêmico (CGA) divulga o edital para Preenchimento de Vagas Remanescentes. Essas vagas são aquelas que não foram preenchidas pelo SiSU ou referentes a alunos que desistiram do curso.

O edital visa preencher essas vagas remanescentes com aqueles que desejem mudar de curso para estudantes da UFG, aos portadores de diploma de curso superior, aos que pretendam reingressar e aos estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que pretendam ingressar na UFG por transferência facultativa.

A partir de 2016 essa seleção passou a ser realizada com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).