Regional Catalão

Fundada em 1983, em dezembro de 2017 a Regional Catalão completará 34 anos de existência. Atualmente são ofertados 26 cursos de graduação na modalidade presencial e mais dois cursos no modelo educação à distância. Na pós-graduação são dez cursos de mestrado e um doutorado, além de vários cursos de especialização em diferentes áreas do conhecimento. Sua comunidade acadêmica soma cerca de 4 mil pessoas, sendo cerca de 3.300 alunos, pouco mais de 300 docentes e cerca de 90 técnico-administrativos, além de servidores terceirizados e prestadores de serviço.

A Regional possui dois campus na área urbana de Catalão e uma fazenda na zona rural. O Câmpus I possui área superior a 1 milhão de m2 e está localizado no Setor Universitário, concentrando boa parte das atividades acadêmicas e administrativas. Já o Câmpus II, que abrigará o futuro curso de medicina possui área de 50 mil m2, localizado no bairro Barka.

Com a aprovação do novo estatuto e regimento da UFG, o antigo Câmpus Catalão (CAC), passou a se chamar Regional Catalão (RC) e obteve maior autonomia em relação à universidade e se organiza, atualmente, em dez unidades acadêmicas especiais. Quando deu início às suas atividades de graduação, em 1983, a unidade era um projeto de extensão da UFG para a interiorização da formação de professores. Um convênio firmado com o município contratava servidores docentes e técnico-administrativos e oferecia apenas dois cursos de graduação (Letras e Geografia).

Desde então, com a alocação de recursos financeiros, planejamento, novas contratações de pessoal e incentivo à qualificação, a Regional vem se consolidando, cada vez mais, no ensino de graduação e pós-graduação e no desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão.

Existe uma relação visível entre os programas de expansão implementados na Regional Catalão e o desenvolvimento da região. A ampliação da oferta de vagas nos cursos de graduação das diversas áreas do conhecimento dinamizou as ações e fortaleceu politicamente a UFG em toda a região sul do Estado de Goiás, estendendo sua influência para as regiões do Alto Paraíba e Triângulo Mineiro. Hoje, pode-se considerar que há em Catalão uma forte presença do ambiente universitário, ou seja, os cursos se consolidam, a comunidade universitária produz conhecimento e a sociedade sente os reflexos positivos do ensino, da pesquisa e da extensão.

E-mail: ascom.cac@gmail.com

Site: www.catalao.ufg.br