tomate

Startup substitui agrotóxico por inseto no controle de pragas

Em 28/01/19 15:53.

Laboratório funciona no Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG

Texto: Assessoria de Imprensa CEI UFG

Uma startup goiana desenvolveu uma arma quase invisível, porém muito eficiente contra pragas de lavouras e está ajudando a reduzir o uso de agrotóxicos. O sistema consiste em colocar pequenas cartelas contendo ovos parasitados com microvespas chamadas Trichogrammas na plantação, que, ao deixarem as cartelas e depositarem seus ovos dentro dos ovos das pragas, interrompem o seu ciclo de desenvolvimento, eliminando o uso do inseticidas.

Rizia da Silva Andrade, engenheira agrônoma, conheceu o controle biológico de pragas quando cursava  mestrado na USP de Piracicaba, em São Paulo. Hoje doutoranda da UFG, ela é sócia da startup junto com a irmã Gláubia Cavalcante e Janaína Moura, também engenheira agrônoma.

Apoios

O  projeto surgiu em 2015, com o apoio da Escola de Agronomia da UFG, da Embrapa Arroz e Feijão e do Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI / UFG), onde funciona o laboratório.

A startup é incubada no CEI, a  única incubadora de Goiás certificada pelo CERNE, selo de qualificação conferido pelo  Sebrae e Anprotec  a ambientes inovadores. O CEI oferece como benefícios, espaço físico, cursos e  palestras nas áreas de gestão, finanças e mercado, que, segundo Rizia, são fundamentais para a gestão do projeto e  para agregar valor ao produto que a startup oferece.

Alcance

A Startup já atende a dois produtores de milho e quatro produtores de tomate de mesa. “Isso é resultado do esforço para que o controle biológico se torne uma ferramenta acessível no combate de pragas indesejáveis. Muitos produtores já sabem disso e nosso trabalho é levar esses conhecimentos para mais longe”, observa Rizia.

Categorias: Ciências Naturais startup