Curta o Câmpus 2019

Curta o Câmpus 2019 traz novidades para a comunidade

Em 25/03/19 10:37. Atualizada em 25/03/19 18:35.

1ª Edição do Curta o Câmpus 2019 lotou espaço aberto da UFG com muita música, programação especial para crianças e serviços para toda a comunidade

Texto: Caroline Pires

Fotos: Natália Cruz

Curta o Câmpus 2019

Cada vez maior e melhor, foi realizada neste sábado, 23/3, a primeira edição do projeto Curta o Campus 2019. A área entre a Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) e o Centro de Convivência no Câmpus Samambaia ficou pequena para o grande público que praticava esportes ao ar livre, compartilhou um piquenique com os amigos ou participou das diversas atividades que proporcionaram um final de tarde diferente para adultos e crianças. O evento, que será realizado quatro vezes ao ano seguindo as estações, trouxe de novidade a participação da Rota de Ciclismo Pedal Amig@s da UFG, prestação de serviços estéticos e corporais, apresentação de bandas escolares, além de um espaço dedicado às crianças.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Lucilene Sousa, explicou que o objetivo é tornar o evento cada vez mais agregador. “Estou muito feliz com a crescente presença da comunidade ao longo das edições do evento. Nossa ideia é realmente essa: não só apresentar a UFG ou ocupar os espaços da universidade, mas convidar todos a trazerem aqui para dentro o que elas produzem lá fora. É um projeto muito bonito”, completou.

Já o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil lembrou que o objetivo é realmente abrir a universidade para a população. “Queremos escutar o que a comunidade espera da UFG e nos organizar para corresponder a essas expectativas”, afirmou. Ele reforçou ainda que a sociedade deve se apropriar da UFG e espera ue cada vez mais, não só os moradores dos bairros ao vizinhos, mas que de regiões mais distantes também participem do Curta o Campus.

Uma das várias atividades voltada para alcançar as crianças foi a “Desvendando os alimentos”, da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG, por meio da iniciativa da professora Adriana Régia Marques de Souza. As crianças eram vendadas e convidadas a experimentar alimentos, como kiwi e cenoura, com corte diferentes dos tradicionais, despertando neles o interesse em experimentar novos sabores. “Afinal, só experimentando os alimentos sem preconceitos visuais que se pode fazer algum comentário. E o que vimos até agora é que eles estão gostando bastante das frutas!”, concluiu a professora.

O diretor do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), Alcir Horácio, sempre traz o Frescobol para o Curta o Campus, desde a primeira edição do projeto. “Eu sou jogador profissional do Frescobol e queremos sempre incentivar a prática do esporte”, concluiu. Ele convidou ainda a comunidade a conhecer o grupo Frescobol e Amigos da UFG.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) também participaram do evento oferecendo massagem, cortes de cabelos e modelagem de sobrancelhas. Além disso, a biblioteca móvel do Sesc levou contação de história e um espaço literário para crianças se aproximarem do universo da leitura.

Não perca a data! A edição de inverno do Curta o Campus será realizada no dia 18 de maio.

Keila
Queila veio com os dois filhos “O que mais gostei foi a oficina de slime. Muito legal”, falou Isabele de 5 anos

Vem pedalar na UFG!

Esta edição do Curta o Câmpus marcou ainda a implementação do projeto da Rota de Ciclismo Amig@s da UFG, uma iniciativa da Proec. Encabeçada pelos professores Israel Trindade, Flávia Cruvinel e Lucilene Sousa, o grupo se reúne todas as sextas-feiras, às 18h no estacionamento da Reitoria da UFG para pedalar pela Câmpus Samambaia. O professor Israel Trindade explicou que a proposta é unir uma atividade saudável ao incentivo à qualidade de vida. “Queremos sair da rotina, ver o campus sobre uma outra perspectiva. O convite está aberto”, explicou.

Poliana Junqueira, médica veterinária formada há 20 anos pela UFG, veio participar do passeio ciclístico a convite do grupo Vida Bike, do comerciante Laerte Ramos. “Há pouco tempo comecei a andar de bicicleta e esse é o meu primeiro passeio. Estou muito animada de poder estrear aqui na UFG”, completou.

Passeio ciclístico
Rota de Ciclismo Amig@s da UFG e Vida Bike realizaram passeio ciclístico

Câmpus com Música

Outra novidade desta edição foi a realização de apresentações da 3ª edição do projeto Banda em Evidência, um projeto incentivado pela Lei de Cultura do Estado de Goiás. O Centro de Eventos professor Ricardo Freua Bufáiçal recebeu 8 bandas e fanfarras municipais e estaduais, a programação musical seguiu aberta ao público até às 21 horas.

João Gabriel, 13 anos, estuda no Colégio Pedro Gomes e veio com as amigas Julia e Isadora para a apresentação da Banda Marcial Lígia Rebelo. “É sempre muito bom apresentar representando o nosso colégio, mesmo não sendo uma competição, é uma torcida permanente para sermos a melhor banda”, afirmou o estudante

João Gabriel, Júlia e Isadora estudam no Colégio Estadual Pedro Gomes

Curta o Campus 2019
Helena, de 1 ano e 8 meses veio pela primeira vez ao Curta e Câmpus, mas a mamãe garante que será a primeira de muitas outras