Purple Day Vet

Estudantes de veterinária realizam Purple Day Vet

Em 27/03/19 17:01. Atualizada em 27/03/19 17:04.

Evento visa conscientizar sobre a epilepsia que também existe em animais

Dia 26 de março comemora-se o  "Purple day", dia mundial de conscientização para a Epilepsia. A epilepsia é a principal doença neurológica crônica que acomete seres humanos e também animais domésticos. Pacientes acometidos podem levar uma vida normal e com qualidade, desde que  a doença seja identificada e tratada adequadamente. Mas para isso, é preciso conversar sobre a doença abertamente, e derrubar alguns estigmas que também (e ainda) assombram a Medicina Veterinária.

Purple Day vet

Por isso, os alunos de graduação e pós-graduação de Medicina Veterinária da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ/UFG), sob a coordenação do Bruno Benetti Junta Torres, professor de Neurologia e Neurocirurgia, e apoio da Direção da unidade e do Hospital Veterinário da EVZ, resolveram aproveitar a ocasião para alertar a toda comunidade que os animais também têm epilepsia. Por meio de faixas, pôsteres, ampla divulgação nas redes sociais, e panfletagem de um material educativo em salas de aula e restaurante universitário do Câmpus Samambaia em Goiânia e aos proprietários de animais no HV/EVZ/UFG, os participantes dessa ação de extensão desmistificaram algumas crenças, explicaram aspectos importantes da doença, suas causas, seus sinais clínicos, forma de diagnóstico e controle, como agir frente a um animal durante uma crise epiléptica e, por fim, incentivaram a sociedade a buscar aconselhamento profissional sempre que necessário. O dia terminou com uma palestra transmitida online para todo o Brasil, na qual o professor Bruno abordou o tema "Epilepsia Canina", assistida por mais de 6 mil participantes, que contou com o apoio da VetSmart e da Nestlé-Purina.

Purple Day Vet

Purple Day vet