acervo ciar

CIAR publica Acervo de Materiais digitais

Em 30/04/19 16:39. Atualizada em 02/05/19 10:09.

Compilação de dezenas de materiais didáticos de várias áreas está disponível para acesso público

O CIAR realizou hoje (30) o lançamento do seu Acervo de Materiais, uma compilação pública e digital de dezenas de materiais didáticos em vários formatos, produzidos pelo CIAR em colaboração com cursos, órgãos e unidades da UFG e também por meio de parcerias com agentes externos.

O acervo permite filtrar as produções por nível (graduação, pós-graduação, extensão e cultura, projetos UFG) e também pelo formato do material (livros e ebooks, vídeos, aplicativos móveis, sites, peças de divulgação e kits didáticos).

Ciar acervo mídias digitais
Fotos: Mateus Feitosa

“Esse trabalho é fruto de um esforço coletivo de toda a equipe do órgão”, disse o coordenador de publicação multimídia do CIAR, Prof. Wagner Bandeira. “Nossos materiais tentam trabalhar provocando interesse, ao invés de forçar a execução de uma leitura ou uma tarefa”, explica.

Para o diretor de arte do CIAR, Leandro Abreu, “a falta de recursos e os desafios postos pelos projetos dos materiais nos obrigam a ser criativos”, declarou, enquanto apresentava uma animação em stop-motion sobre o SUS produzida apenas com massa de modelar, vídeos autoinstrucionais para uso da Biblioteca, e um trabalho de mais de 36 horas de captura de vídeo com comunidades do Rio Araguaia.

A coordenadora da equipe de publicação do CIAR, Profa. Ana Bandeira, destacou a parceria com os professores que ajudaram na confecção de cada material e a necessidade de prover acesso público, além de garantir condições de acessibilidade – tônica de projetos como o SeInclui. A professora informou também que a equipe já trabalha na criação de um banco de imagens, resultado dos atendimentos à produção de ilustrações e fotografias para diversos cursos, sobretudo da área de Biologia.

Universidade, sociedade e ensino em rede

A diretora do CIAR e presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB, Marília de Goyaz, agradeceu a participação dos presentes no lançamento e lembrou o esforço dos ex-diretores e de todos que passaram pela equipe do órgão para chegar aos resultados alcançados. “Também agradeço ao empenho da equipe e o apoio da Reitoria e de nossos colaboradores”, declarou, referindo-se a representantes do LabTIME, MediaLab, Secti/UFG e das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura e de Graduação que estavam presentes.

A Pró-Reitora de Graduação da UFG, Jaqueline Civardi, parabenizou a qualidade técnica e o trabalho de investigação da equipe do CIAR. A Vice-Reitora da UFG, Profa. Sandramara Matias, resgatou a trajetória de sucesso da EaD na UFG, iniciada em 2006 com um curso piloto de Administração e coroada com a compilação do Acervo, uma coleção de mais de dez anos de produção.

O Reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, disse que o lançamento do Acervo é um marco que mostra à sociedade o que a universidade é capaz de produzir: “Precisamos fazer a população enxergar tudo o que é feito pela universidade, e esse trabalho contribui para nossa missão, de prover justiça social, melhorar a vida da sociedade e de seus vários atores, que agora têm acesso a produções com essa qualidade”.

Ciar mídias digitais

O Reitor também defendeu a ampliação no uso desse tipo de recurso na rotina de toda a universidade. “Estamos fazendo um esforço pela institucionalização da EaD na UFG, preparando resoluções e instruções normativas que nos permitam avançar e produzir um grande salto para a universidade, superando uma divisão entre ensino a distância e presencial por um ensino em rede, que possa fazer uso de materiais como esses”, explicou.

Link para o acervo:  https://producao.ciar.ufg.br/

Fonte: CIAR/UFG

Categorias: Tecnologia