Grupo Gwaya Contadores de Histórias recebe prêmio

Em 30/04/19 16:42. Atualizada em 30/04/19 16:51.

Coletivo de contadores de histórias recebeu o Troféu Baobá

O projeto de extensão Grupo Gwaya Contadores de Histórias, da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi premiado pelo Centro Cultural Municipal de Santo Amaro (SP) com o Troféu Baobá. Anualmente o prêmio é oferecido a personalidades da arte narrativa, escritores e editoras, que com suas práticas  fortalecem as artes literárias e narrativa, contribuindo para a valorização do livro, e despertam o gosto pela tradição oral. As ações de premiação e intervenções artísticas ocorreram entre os dias 26 e 28 de abril, no Centro Cultural.

Na terceira edição do Prêmio, três integrantes da UFG foram agraciadas:  Maria do Carmo Costa Lima; Silmara Ferreira Antunes; e Edvânia Braz Teixeira Rodrigues Representando o Movimento Circuito Nacional de Romaria das Histórias, do qual o Grupo Gwaya faz parte.

Grupo Gwaya Contadores de Histórias

O Grupo Gwaya extrapola a visão do contador para além dos narradores de histórias que eram contadas por familiares, mães, pais, tias, avós à cabeceira das camas das crianças, situação vivida ao longo da história e que fora modificada e rareada pela mudança dos hábitos de vida, por exigência do trabalho, pela influência da tecnologia e outras exigências da vida moderna.

O projeto de extensão valoriza os mestres contadores de histórias que vivem e convivem em pequenas comunidades mantendo a tradição narrativa oral e também o Contador de Histórias Contemporâneo, que independentemente da sua formação, dedica-se à arte narrativa, seja atuando artisticamente, como Contador de Histórias, seja se interessando pela coleta e contação de contos tradicionais, seja oferecendo oficinas, cursos, workshops de contação de histórias, palestras e participação em debates, bancas de defesa de Trabalhos de Final de Cursos de bacharelados ou licenciaturas, monografias de cursos de especialização atendendo aquele que tem interesse, em construir conhecimento na área da narrativa oral, enfim nesta linguagem artístico, social, cultural e educacional.

grupo Gwaya

Segundo a Coordenadora do Grupo Gwaya, professora Edvânia Braz Teixeira Rodrigues, o Troféu Baobá comunga com os objetivos de atuação de cada  uma das “Gwayanas”, dignifica e valoriza o Contador de Histórias e o ofício-profissão, honra quem fortalece suas práticas narrativas, reverencia quem amplia o mercado lítero-narrativo, no seu melhor estilo, agregando os artistas da palavra narrada.

Categorias: Arte e Cultura