Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Competição Sei

Desafio busca solucionar problemas com argamassa em pisos e paredes

Em 03/05/19 11:42.

Competição oferece prêmios em dinheiro para as três equipes que apresentarem as propostas mais inovadoras

 

Ednamar Dias

Descolamento de cerâmicas, fissuras, manchas e mofos são problemas comuns em pisos, paredes internas e fachadas. Segundo especialistas, muitas vezes eles estão relacionados com a argamassa, material que prepara a superfície para receber o revestimento final de pintura, cerâmica ou pedras. Erros de dosagem, nas técnicas de aplicação e produção, bem como no transporte dentro do canteiro de obras, na produtividade, inspeção e manutenção da argamassa roubam tempo e dinheiro.

Para buscar soluções e estimular pesquisas no setor, a Universidade Federal de Goiás e a Comunidade da Construção Civil propõem o 1º Desafio SBTA de Inovação, que ocorrerá durante o XIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas, de 11 a 13 de junho de 2019, em Goiânia, no Centro de Eventos da UFG.

As três equipes que apresentarem as soluções mais inovadoras para os problemas com argamassas e revestimentos serão premiadas com 3 mil reais para a primeira colocada, 2 mil reais para a segunda, e mil reais para a terceira colocada. “Os selecionados também poderão interagir com times de especialistas em construção civil e mercado, para trocar conhecimentos e validar propostas, que podem até virar negócios”, observa a coordenadora do Desafio, professora da Escola de Engenharia Civil da UFG, Andrielli Morais de Oliveira.

Regulamento                                                                                

Podem se inscrever equipes de três a cinco alunos de  todos os cursos presenciais de graduação, pós-graduação (stricto-sensu ou lato-sensu), cursos presenciais tecnológicos e técnicos de Instituições de Ensino Superior (IES), reconhecidas no Brasil. As inscrições estarão abertas até o próximo dia 24 de maio pelo formulário eletrônico no site www.sbta2019.com.br.

Inicialmente, os inscritos devem enviar ao comitê organizador um vídeo de apresentação da equipe e da ideia/solução que pretende desenvolver. Pode ser um novo material, uma nova técnica de aplicação, um aplicativo, um equipamento, dentre outros. As dez selecionadas passarão para a outra fase.            

Na segunda etapa, presencial e classificatória, os alunos participarão do Bootcamp, treinamento com mentores para aprimorar e validar as ideias/projetos. No final, cinco equipes vão disputar a terceira etapa.

O bootcamp será organizado pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG, com uma equipe especializada em estruturação de desafios estudantis nas áreas de empreendedorismo e inovação. “O mercado está cada vez mais exigente e desafios como este podem revelar soluções inovadoras para um setor tão importante como o da construção civil”, observa a gerente do CEI, Emilia Rosângela.

Na terceira etapa, as soluções serão apresentadas para uma banca indicada pelo comitê organizador do desafio e para o público do XIII SBTA. Todos os participantes das equipes vão certificado de participação, conforme o número de horas em que estiverem presentes nos eventos.

XIII SBTA

Trata-se do principal evento técnico brasileiro voltado às argamassas de construção e aos revestimentos em edificações, realizado sempre no âmbito da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC). Durante três dias, os participantes poderão visitar stands, exposições, participar de palestras, apresentações de trabalhos e minicursos e conhecer as mais modernas tecnologias no setor.

Selo Eu defendo

Categorias: Tecnologia