Centro de Tecnologia em Soberania e Segurança alimentar é inaugurado na UFG

Em 11/06/19 16:54. Atualizada em 11/06/19 17:03.

Unidade tem papel estratégico para realização de pesquisa e extensão

A Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugurou no dia 4 de junho, o Centro de Tecnologia em Soberania e Segurança Alimentar da Região Centro-Oeste. O Centro de Tecnologia em Soberania e Segurança Alimentar é uma unidade de pesquisa e extensão ligada à Rede Latino-Americana de SSAN e reúne pesquisadores de países da América Latina e estados brasileiros por meio de ações coordenadas a partir de eixos temáticos regionais e nacionais, denominados SIGS, Grupos de interesse. A proposta de integração dos SIGs e das instituições de pesquisa que participam do projeto utilizam iniciativas de tecnologias e inovação em uma plataforma virtual e a realização de reuniões por web conferências.

NutriSSAN

A unidade NutriSSAN que está sendo inaugurada na Universidade Federal de Goiás integra uma plataforma virtual (https://nutrissan.rnp.br/), de acesso público, que interliga as unidades de pesquisa e extensão da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RPN) regionais no Brasil e de países da América Latina.

A coordenadora da Unidade NutriSSAN na Universidade Federal de Goiás, professora Janine Collaço, da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), explica que a unidade NutriSSAN tem papel estratégico para a realização de pesquisas e atividades de extensão no Centro-Oeste do país e tem como objetivo promover a formação e ações interdisciplinares com enfoque na temática de soberania e a segurança alimentar e nutricional .

NutriSSAN

“A vocação deste centro será a formação e pesquisa com enfoque no direito humano à alimentação e nutrição adequadas. O trabalho reúne pesquisadores de diversas universidades públicas, na UFG estudantes de graduação, mestrado e doutorado do Grupo de Estudos em Consumo, Cultura e Alimentação da Faculdade de Ciências Sociais e da Faculdade de Nutrição”, disse Janine Collaço.

NutriSSAN

A unidade NutriSSAN da UFG está sendo viabilizada pela parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), Ministério da Educação (MEC), Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

Categorias: Saúde