FEN comemora aniversário do Laboratório de Práticas Integrativas

Em 23/08/19 16:43. Atualizada em 23/08/19 16:48.

Ambulatório da Faculdade de Enfermagem da UFG atendeu mais de sete mil pessoas em seu primeiro ano de funcionamento

Letícia Santos

Ambulatório FEN

Estudantes e professores na Faculdade de Enfermagem da UFG (Fotos: Letícia Santos)

O ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) comemorou, na última quarta-feira (21/8), o seu primeiro ano de funcionamento. O projeto da FEN nasceu de uma importante parceria entre a Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Terapeutas Holísticos (Abenah) e o Grupo de Extensão, Ensino e Pesquisa em Educação e Saúde e em Práticas Integrativas e Complementares (Greenpic), também da unidade acadêmica.

Segundo a professora e coordenadora do projeto, Daniela Dallegrave, no primeiro ano de funcionamento o ambulatório atendeu mais de 7 mil pessoas, entre crianças, adultos e idosos. Daniela afirmou que a maior procura ainda parte da comunidade acadêmica, principalmente de alunos da UFG, que relatam diversos sintomas, como dor, ansiedade e insônia. De acordo com a professora, o projeto também possui parceria com a Rede de Saúde do Município de Goiânia no SUS. "Nós também oferecemos vagas e já formamos profissionais do SUS em auriculoterapia".

Diretora da FEN, professora Claci Rosso

Aberto a toda comunidade, o projeto funciona às quartas-feiras, das 14h às 18h, e oferece diferentes práticas, como acupuntura, auriculoterapia, florais de Bach, reiki e ynsa. "Nesse primeiro ano, oferecemos 24 práticas diferentes", relatou Daniela. A professora afirmou que a principal prática desenvolvida no projeto é a auriculoterapia. "Sempre temos alunos na faculdade que estão em formação nessa atividade. A auriculoterapia é um microssistema da acupuntura. A orelha funciona com pontos que possuem correspondência com o corpo inteiro, proporcionando a cura e o bem-estar".

O representante do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes, esteve presente no evento e parabenizou o ambulatório, além de destacar a importância desse projeto. "As práticas integrativas reafirmam a importância do enfermeiro na área da saúde". A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), Ivete Barreto, também felicitou o primeiro ano de ambulatório. "O projeto faz com que a gente se interesse cada vez mais pela formação de profissionais de enfermagem, e que esses possam compreender de fato a natureza do nosso sistema de saúde".

Vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves

A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, também esteve presente na comemoração e agradeceu a professora e diretora da Faculdade de Enfermagem da UFG, Claci Rosso, por todos os projetos desenvolvidos em sua gestão. "Parabenizo a diretora Claci por todo trabalho em defesa da Faculdade de Enfermagem e, consequentemente, da Universidade Federal de Goiás". Para Sandramara, projetos como o do ambulatório demonstram a força da UFG. "Nossa Universidade continua com muito vigor, apesar de tudo que estamos vivenciando", finalizou.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Saúde