ponto de ônibus

Projeto da Regional Goiás constrói ponto de ônibus para a comunidade

Em 30/01/20 14:26. Atualizada em 30/01/20 14:34.

Projeto capacitou mão de obra para construção civil e teve como projeto final a obra escolhida pelos moradores

Arthur Maresca

"Atenção! Atenção, moradores do Bairro Tempo Novo! Venham participar das oficinas para a construção coletiva do ponto de ônibus (...)" -- com esse anúncio feito em um carro de som começa o filme Construir no Tempo Novo, um produto do projeto de extensão "Experiências de cooperação e capacitação de moradores para melhoria habitacional no bairro Tempo Novo", realizado pela equipe vinculada ao Laboratório de Projetos (Labproj) e ao Laboratório de Tecnologias (Labtecs) do curso de Arquitetura e Urbanismo da Regional Goiás. Também participaram do projeto estudantes e professores dos cursos de Serviço Social e de Direito, também da Regional Goiás da UFG.

O projeto consiste no assessoramento técnico junto a comunidade do bairro Tempo Novo, voltado para a capacitação de mão de obra em construção civil, através da troca de saberes e experiências entre os moradores e a equipe. A intenção é de criar redes colaborativas que promovam melhorias habitacionais na comunidade. Os moradores do bairro demandavam a construção de um abrigo de ponto de ônibus para proteger os usuários do calor intenso ou das fortes chuvas comuns nessa época do ano, o que, ao longo do semestre passado, a equipe realizou por meio de reuniões e oficinas para o atendimento dessa vontade.

ponto de ônibus
Obra foi escolhida pela população do bairro atendido pelo projeto (Reprodução)

Mulheres na construção

No filme também é relatado que durante as reuniões e oficinas a presença de mulheres na participação do projeto foi maciça. A partir desse fato, a equipe realizou o "I Seminário Mulheres e construção: questões de gênero na assessoria e colaboração" em novembro de 2019, com participação de moradoras, da comunidade universitária e do Coletivo Arquitetas Invisíveis. O objetivo foi ressaltar a importância do tema alertando sobre a invisibilidade do trabalho de mulheres na construção civil.

O filme Construir no Tempo Novo foi realizado em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e teve patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO). O vídeo está disponível na plataforma Youtube, e pode ser visualizado abaixo:

Fonte: Regional Goiás - Arthur Maresca

Categorias: extensão Tecnologia Regional Goiás