Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Convite

Professores lançam livros sobre comunicação

Em 05/03/20 16:26.

Pesquisas são resultados de pesquisas da Faculdade de Ciências Sociais e Faculdade de Artes Visuais

 

Pesquisas realizadas na Universidade Federal de Goiás deram origem a mais dois livros que serão publicados na próxima semana. Os professores de comunicação Luiz Carlos Fernandes e Patrícia Quitero Rosenzweig, lançam, na quinta-feira, 12 de março, seus livros “O Twitter nas Campanhas Eleitorais: Novos desafios para os atores políticos” e “Personalidades Construídas no Cinema Documentário”. O lançamento acontecerá às 17 horas, no Café Yvy, localizado à rua 1124, no Setor Marista. Os dois livros foram publicados pela editora paranaense CRV, nas versões impressa e e-book. 

O primeiro livro é fruto de uma tese de doutorado em Sociologia, defendida em 2014, na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG). A obra aborda o uso do Twitter nas campanhas de governador de Goiás em 2010 e prefeito, em 2012. Para a publicação dos livros foram incluídos estudos sobre as campanhas de 2014 e 2018. E o segundo livro, escrito em conjunto com a professora da Faculdade de Artes Visuais da UFG, Rosa Berardo, analisa dois importantes documentários: Triunfo da Vontade, 1934, de Leni Riefenstahl; e Entreatos: Lula a 30 dias do poder, 2002, de João Moreira Salles.

O livro "O Twitter nas Campanhas Eleitorais" investiga os temas, discursos e estratégias usadas pelos candidatos a cargo majoritários, estabelecendo as estratégias dos vencedores, as tendências e evolução das campanhas on-line. A obra tem também uma excelente base teórica. Por isso é indicado para o meio acadêmico, profissionais de comunicação e interessados no assunto. Já “Personalidades Construídas no Cinema Documentário” procura demonstrar como se dá a criação de uma imagem pública de personalidades políticas por meio dos dois documentários que relatam a singular reunião do partido nacional-socialista alemão NSDAP e os bastidores da campanha presidencial brasileira do então candidato à presidência da república, Luiz Inácio Lula da Silva.

O professor da pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Sivaldo Pereira da Silva, que fez o prefácio do livro de Luiz Carlos Fernandes, afirma que a obra faz percurso teórico que envolve comunicação, marketing político e teorias da democracia, dando ao leitor um bom background conceitual para vislumbrar como chegamos até aqui.

A professora da pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação, da UFG, Maria Luiza Mendonça, diz que a leitura da obra de Patrícia Quitero e Rosa Berardo contribui para a qualificação do olhar ao tentar desvendar as intencionalidades discursivas presentes nas produções audiovisuais, mas não só. O percurso realizado pelas autoras, das construções teóricas às análises de produtos audiovisuais, torna esta obra bastante didática e simultaneamente de fácil compreensão mesmo pelo leitor não iniciado sem, entretanto, registrar nenhuma perda em profundidade.

Luiz Carlos Fernandes e Patrícia Quitero são professores do Curso de Publicidade e Propaganda de Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Ambos também trabalham em cursos de comunicação de outras instituições de ensino superior, como UNIP, Alfa e Fasam.

Convite

Fonte: Informações dos autores

Categorias: Humanidades FCS FAV