Educa Periferia

Educa Periferia produz material didático para professores e alunos

Em 16/07/20 11:25. Atualizada em 16/07/20 12:09.

Projeto de suporte ao ensino-aprendizagem foi criado por professor da rede municipal e doutorando da UFG

Carolina Melo

Criado há cerca de dois meses, o projeto Educa Periferia produz conteúdos em áudio e vídeo para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos da rede pública e interessados. Todos os assuntos abordados vêm acompanhados de material didático de apoio, com fontes de informação e sugestões de aprofundamento. Concebido pelo professor da rede municipal de ensino e doutorando de Geografia da UFG, Caio Sena, o projeto conta com a colaboração de acadêmicos e docentes da Universidade.

Inicialmente, tendo como público-alvo os estudantes que ficaram sem poder ir às escolas durante a pandemia, o Educa Periferia começou com a produção de podcasts temáticos divulgados nas redes sociais e plataformas na internet. Um dos primeiro episódios tratou sobre o racismo, com o relato de Lucas Kallil, um dos colaboradores fixos do projeto. “Depois, devido a alguns retornos que tivemos, passamos a transformar esses episódios de entrevistas e diálogos em pequenos vídeos que estão sendo publicados no canal do projeto no Youtube. Estreamos na semana passada”, conta o idealizador Caio Sena. Em sua estreia na plataforma audiovisual, o projeto apresenta a série Periferia em quatro episódios. “Esse será o nosso pontapé: mostrar a realidade desses locais e de como as pessoas estão lidando com o cenário da pandemia”, afirma o professor.

Mesmo ainda incipiente, o projeto já disponibiliza uma série de materiais de apoio didático, divididos em quadros. Entre eles, há os quadros explicativos temáticos, que trazem a discussão conceitual de assuntos diversos, como, por exemplo, o que apresentou a temática Audiovisual e Resistência; também disponíveis o Diálogos Diretos, que trazem relatos em primeira pessoa de vidas impactadas pela pandemia; e as Séries, sendo a primeira sobre Educação Financeira, também em quatro episódios. “Alguns dos áudios vamos transformar em episódios de vídeos”, afirma Caio. Como o início do projeto coincidiu com as férias escolares, assim como informa o professor, estão sendo produzidos uma série de conteúdos no mês de julho para servirem de suporte no retorno às aulas, em agosto.

Para acompanhar a produção, os interessados podem seguir o projeto pelo Instagram, Youtube, Deezer e Spotify. Há também espaço para a contribuição voluntária e sugestão de temas. Para isso, o interessado deve gravar um áudio pelo Whatsapp ou algum aplicativo e enviar com material de apoio (slide ou resumo em tópicos). Para mais informações acesse o blog do projeto.

Fonte: Secom-UFG

Categorias: educação Humanidades