Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Atlas agricultura familiar

Publicada segunda edição do Atlas da Agricultura Familiar em Goiás

Em 29/07/20 10:07. Atualizada em 29/07/20 10:09.

Publicação apresenta como agricultores familiares estão distribuídos nos 246 municípios do Estado

Mariza Fernandes

O estudo, baseado em informações do Censo Agropecuário de 2017 e em outras fontes, revela as diferenças regionais presentes no estado e seus efeitos no acesso a políticas públicas. Participaram da elaboração do Atlas, os professores Graciellla Corcioli e Thiago Verano, da UFG, o professor Gabriel Medina, da UnB, e o pesquisador Marcelo Gosch, do Incra. Clique aqui para acessar a publicação. 

Primeira edição

A primeira edição do Atlas da Agricultura Familiar em Goiás, publicada em 2019, revelou que todas as regiões de Goiás contam com grupos organizados de agricultores. Além disso, há várias iniciativas não formalizadas. A pesquisa mapeou todas as cooperativas atuantes em Goiás e também as maiores associações, e resultou no Atlas da Agricultura Familiar em Goiás. O trabalho foi coordenado pelo professor Gabriel Medina, que também coordenou a Feira Agro Centro-Oeste Familiar, evento realizado anualmente com a proposta de promover a atividade responsável pela produção de 80% dos alimentos consumidos no mundo. 

Segundo Gabriel Medina, o objetivo do projeto é evidenciar a força da agricultura familiar no estado. Essa é a primeira edição do Atlas e novas versões devem ser produzidas, com outros mapas e novos temas. Os dados analisados pelos pesquisadores evidenciaram que as organizações dos agricultores familiares goianos comercializam uma grande diversidade de produtos, com destaque para hortaliças, frutas, artesanato e mandioca. Também são importantes os produtos de origem animal, como leite, mel, ovos e carnes. Parte das organizações trabalha ainda com produtos beneficiados, como derivados de leite e de mandioca, agregando valor à produção. 

O levantamento revelou que as cooperativas e associações de agricultores familiares de Goiás são entidades relativamente pequenas, sendo grande parte com menos de 100 famílias de agricultores cooperados/associados. Apesar disso, algumas organizações possuem mais de 250 membros. Mesmo sendo empreendimentos de pequeno porte, 58% possuem funcionários contratados e praticamente a metade das cooperativas e associações contratam assessoramento técnico de profissionais de ciências agrárias

Em relação à comercialização, o estudo aponta que as feiras municipais são os mercados mais acessados pela maior parte dos empreendimentos da agricultura familiar em Goiás, reforçando sua importância para a oferta local de alimentos. Também se destacaram os mercados institucionais, que incluem compras para escolas via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e para instituições que trabalham com pessoas em situação de insegurança alimentar via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Atlas da Agricultura Familiar em Goiás é composto por mapas e dados sobre o tamanho desse segmento no estado. Clique aqui para acessar o Atlas. 

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Ciências Naturais Escola de Agronomia EA