Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás

Reação em cadeia da polimerase (PCR)

Em 14/03/11 08:57. Atualizada em 21/08/14 11:45.

 

 
Suas curiosidades científicas respondidas pelos especialistas da UFG

 

 

 Reação em cadeia da polimerase (PCR)

 

Illa Rachel

O que é a PCR e como ela funciona?


A PCR, que significa reação em cadeia da polimerase (do inglês polymerase chain reaction), é uma técnica da biologia molecular para amplificar uma única ou poucas cópias de um pedaço de DNA e baseia-se no processo de replicação do DNA que ocorre in vivo. Durante o PCR elevadas temperaturas separam as moléculas de DNA em duas cadeias simples, permitindo então a ligação de oligonucleotídios iniciadores (primers), também em cadeia simples e geralmente constituídos por 15 a 30 nucleótidos, obtidos por síntese química. Então, os dois pares de primers são acrescentados na reação. Se a determinada sequência estiver presente na amostra, ela será multiplicada milhares de vezes, podendo configurar uma reação positiva.

 

Reação em cadeia de polimerase
Fonte: www. e-escola.pt Acesso em: 25/11/2010

Quais as utilidades da PCR?

A PCR encontra sua principal aplicação em situações onde a quantidade de DNA disponível é pequena. Uma das principais aplicações da PCR é na medicina forense, em que pequenas amostras de DNA retiradas da cena de um crime são amplificadas para serem analisadas. Além disso, a PCR é utilizada para a detecção de microrganismos infecciosos, utilizada em testes de paternidade, ou qualquer outro procedimento em que se estude um fragmento genético.

É um método de diagnóstico caro?

O que torna a PCR um procedimento de alto custo são os equipamentos utilizados, já que a reação em si, não é cara, e pode ser encontrada por preços acessíveis em laboratórios particulares. A UFG dispõe de alguns laboratórios de biologia molecular, no entanto, são na maioria dos casos utilizados apenas para pesquisas acadêmicas, e não para diagnóstico de rotina


Quem responde é Hilari Wanderley Hidasi, doutoranda em sanidade animal na Escola de Veterinária da UFG.

 

 

Fonte: AscomUFG