Universidade para todos

Em 25/10/16 10:49. Atualizada em 10/11/16 08:36.

Reportagem de capa traz um conceito que precisa ser mais difundido – o de neurodiversidade

Luiz Felipe Fernandes

Em sua raiz etimológica, a palavra universidade – do latim universitas – alude ao todo, à totalidade. Corrigindo distorções históricas, aos poucos a Universidade Federal de Goiás converge ações em direção a esta essência, em busca da totalidade representativa da sociedade brasileira. A garantia desta diversidade passa pelas condições de permanência daqueles que possuem necessidades específicas. Para isso, a UFG possui, entre outras ações, um Núcleo de Acessibilidade e o Programa Saudavelmente, destaques desta edição. A reportagem traz um conceito que precisa ser mais difundido – o de neurodiversidade, tão bem representado na arte de Ingrid Costa, que ilustra nossa capa.  A prova de que as universidades federais brasileiras estão mais diversas está em recente pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Em entrevista ao Jornal UFG o reitor Orlando Amaral comenta o levantamento e fala também do cenário que se avizinha com as restrições orçamentárias e a possibilidade de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita gastos públicos – dificuldades que não podem fazer perder de vista o ideal de um ensino superior gratuito e de qualidade.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: editorial Edição 84