minha ufg icon

UFG lança aplicativo para dispositivos móveis

Em 26/10/16 10:28. Atualizada em 10/11/16 09:25.

MinhaUFG vai disponibilizar informações e serviços para a comunidade universitária, com destaque para a segurança

Minha UFG

Luiz Felipe Fernandes

Com o objetivo de facilitar o acesso às informações e criar mais um canal de comunicação com a comunidade, a Universidade Federal de Goiás lançou seu aplicativo oficial para dispositivos móveis. O MinhaUFG foi desenvolvido ao longo de seis meses por estudantes dos cursos de graduação do Instituto de Informática (INF), sob a coordenação do professor Marcelo Quinta. Também participaram do projeto o Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab) e o Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef).

O aplicativo já pode ser baixado gratuitamente na Play Store e, em breve, na Apple Store. De navegabilidade simples e funcional, por enquanto o MinhaUFG disponibiliza acesso a cinco conteúdos específicos: Segurança, Notícias, Rádio Universitária, Eventos e Restaurantes Universitários. O professor Marcelo Quinta explica que novas janelas serão criadas à medida em que mais conteúdos estiverem disponíveis. Posteriormente, pretende-se disponibilizar, por exemplo, informações sobre linhas de ônibus, calendário acadêmico, Ouvidoria, entre outras.

Segurança

Um dos destaques do aplicativo é o acesso rápido aos telefones das equipes de segurança da UFG. Para isso foi disponibilizada uma linha exclusiva para o atendimento de emergências. Também estão disponíveis os contatos das Regionais Catalão, Jataí e Goiás. Em breve será possível fazer chamados à segurança, com fotos e localização, diretamente do celular. A atenção ao item Segurança foi uma demanda da Reitoria da UFG, como parte das ações contínuas para garantir ambientes mais seguros para a comunidade universitária.

Outra facilidade para o usuário do MinhaUFG é a consulta ao cardápio do dia dos Restaurantes Universitários, além de horário de funcionamento, preço e localização. Já no item Notícias, o usuário poderá acessar as últimas informações sobre a Universidade, produzidas diariamente pela equipe da Assessoria de Comunicação da UFG. Também está disponível o calendário de eventos promovidos pelas unidades e órgãos da Universidade. Por fim, é possível ainda ver a programação e acessar a transmissão ao vivo da Rádio Universitária.

Interação

O aplicativo também disponibiliza a aba Mural. A proposta é que, neste local, sejam disponibilizadas notícias específicas para o dia a dia do usuário, como sua agenda de atividades, notícias sobre sua unidade e avisos em tempo real sobre a Universidade. Assim como outros assistentes pessoais, a intenção é tornar a experiência bastante exclusiva, sendo um mural que interage diretamente com a rotina do usuário e dá avisos importantes quando necessário.

Baixe o MinhaUFG no celular. Acesse a Play Store e procure o aplicativo pelo nome.

Layout do aplicativo: <http://marceloquinta.github.io/muralUFG/Web/>.

Categorias: universidade Edição 84