Muito além dos números

Em 27/09/17 09:56. Atualizada em 27/09/17 15:40.

Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura, Claci Rosso, escreve sobre 14º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão

Claci Fátima Weirich Rosso*

Perceber a Matemática de forma leve, bela e atraente não faz parte da forma como vemos, pensamos e vivemos esta ciência em nosso cotidiano, principalmente pelo desconhecimento da presença da matemática em praticamente tudo que realizamos. A matemática é uma ferramenta transversal que possibilita avanços, porém se faz necessário melhorar o ensino da disciplina em todos os níveis, com destaque para o ensino básico. Nesse sentido, o Jornal UFG destaca o assunto nesta edição, com a entrevista do professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Krerley Oliveira, conferencista de abertura do 14º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), que terá como temática central “A matemática está em tudo”, em consonância com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC).

A entrevista destaca a escolha deste tema pelo MCTI, considerando os dois grandes eventos internacionais que acontecerão no Brasil em 2017 e 2018: a Olim- píada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos, que formam o Biênio da Matemática. O professor Krerley Oliveira também traz uma reflexão sobre a preocupação com o ensino da Matemática quando diz: “A face mais importante  e difícil de atacar é a que envolve a melhoria da Matemática oferecida em nosso ensino básico. Não há fórmulas mágicas, nem planos e programas mirabolantes que resolvam esse problema em poucos anos”.

Teremos oportunidade para aprofundar as discussões e debates sobre a Matemática no Conpeex, que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de outubro na Regional Goiânia e nos dia 23, 24 e 25 de outubro nas Regionais Catalão e Jataí. Este é o quarto ano em que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) coordena o Conpeex, considerado o principal evento acadêmico da UFG, pois promove o intercâmbio e a divulgação da produção científica e cultural, contribuindo para a discussão de temáticas que subsidiem novos projetos e avanços tecnológicos.

O Conpeex recebeu em média 5 mil inscrições por edição e cerca de 1,8 mil trabalhos acadêmicos-científicos inscritos em cada uma delas. Essa produção científica-cultural é apresentada e avaliada durante o evento e publicada em anais específicos para este fim. O fato de ser realizado de forma descentralizada nas regionais da UFG, amplia a oportunidade de participação da comunidade acadêmica e comunidade externa nos demais municípios.

*Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura e Coordenadora Geral do Conpeex 2017

Categorias: editorial edição 91