Cepae ufg

62,4% dos alunos do CEPAE/UFG são aprovados no ensino superior

Em 08/04/19 17:13. Atualizada em 08/04/19 17:53.

Estudantes da unidade ingressam em diferentes cursos de graduação por meio do SISU

Texto: Letícia Santos

A aprovação em uma Instituição de Ensino Superior é a aspiração de muitos alunos pelo país. É necessário rotinas de estudos para quem almeja uma vaga no curso escolhido, em uma instituição pública. Esse sonho foi vivenciado por alunos do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE-UFG).

Segundo Alcir Horácio, diretor do CEPAE, 62,4 % dos alunos do Ensino Médio da unidade tiveram êxito no Sistema de Seleção Unificada (SISU), principalmente em instituições de Ensino Superior público, dentre elas, a Universidade Federal de Goiás.

Sofia Carvalho, uma das alunas do ensino médio do CEPAE, conquistou sua vaga na UFG. Agora graduanda do curso de Relações internacionais, a estudante pontua a importância do centro de ensino da UFG para sua aprovação. “O projeto político pedagógico do CEPAE, a excelente qualificação dos professores e a disposição para promover um ensino libertador são os fatores que me trouxeram à universidade, como trouxeram outros colegas também”.

A estudante ressalta que como pré-requisito para que o aluno se forme no colégio, é preciso entregar um trabalho de conclusão do ensino médio. “Esse trabalho nos proporciona outra dimensão para a escrita. Toda essa experiência reflete no nosso bom desempenho na prova de redação do ENEM”. O CEPAE também oferece projetos de extensão em diversas áreas, como projetos de iniciação científica. “Os alunos que possuem conhecimento em uma disciplina específica, podem ir além para desenvolverem suas habilidades”, afirmou Sofia.

Os principais motivos para uma taxa alta de aprovação no SISU se deve a metodologias de ensino aplicadas na escola. “Vários são os fatores que podem indicar este fenômeno no CEPAE, como um corpo docente e técnicos administrativos em educação altamente qualificados, sendo o corpo docente em sua maioria, doutores, que exploram ao máximo as qualidades dos discentes”, declarou Alcir. Além de destacar a importância do trabalho pedagógico nesse resultado, em que é priorizado o ensino, a pesquisa e a extensão, o diretor afirmou a necessidade de um vínculo familiar que dê suporte para os alunos. “Outros fatores não são menos importantes, como o acompanhamento familiar, capital cultural absorvido por aluno, entre outros”.

Categorias: Institucional