Lapig_Pamela e Ana Paula.png

Acadêmicas do Iesa conquistam prêmio Mapbiomas

Em 25/04/19 09:32.

O MapBiomas premia trabalhos que exploram as relações entre infraestrutura de energia e transporte e as mudanças de cobertura e uso da terra no Brasil

Texto: Matheus Vieira/LAPIG

A mestranda em Geografia, Ana Paula Silva, representando o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), da Universidade Federal de Goiás (UFG) em co-autoria com a graduanda em Ciências Ambientais, Pâmela Assis, do Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física (Labogef), também do Iesa/UFGUFG, conquistaram o segundo lugar da categoria Jovem do projeto MapBiomas. A premiação visa estimular e ampliar aplicações e trabalhos com análises de mudanças de uso da terra no Brasil.
As pesquisadoras analisaram as influências que as infraestruturas de transporte e energia causaram no uso e na cobertura de terra do município de Jataí, no estado de Goiás. Na análise, foi possível identificar que desde a década de 1980, o município enfrentou uma grande expansão agrícola em seu território, transformando severamente sua paisagem. Devido à esta expansão e aos grandes investimentos que Jataí recebeu nas rodovias e nas subestações de energia, na usina de etanol e outros, a sua área de vegetação nativa enfrentou uma queda de 35% em 1985 para 24% em 2017.
O Prêmio MapBiomas é resultado de uma parceria com o Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) e o Instituto Escolhas, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS). Nesta primeira premiação foram gratificados trabalhos que exploram as relações entre infraestrutura de energia e transporte e as mudanças de cobertura e uso da terra no Brasil.
O prêmio conquistado pelas estudantes e pelo Lapig, representa um importante incentivo à pesquisa e a ciência, e contribui para a divulgação dos projetos do Laboratório para a sociedade civil.

A solenidade de premiação será realizada no Departamento de Geografia da Universidade São Paulo, no dia 2 de maio.

Fonte: Lapig

Categorias: Ciências Naturais