Semana de arte

Semana de Arte e Cultura tem início com debate sobre mídias digitais

Em 05/06/19 11:22.

Evento da UFG promove discussões na área de arte e cultura

A Universidade Federal de Goiás realizou na tarde desta segunda-feira (03/06), a solenidade de abertura da I Semana de Arte e Cultura da UFG: Redes em rede e do Colóquio de Apresentação de Produções Acadêmicas (CAPPA). A semana de Arte e Cultura da Universidade possui a proposta de promover o encontro de alunos, professores, pesquisadores, artistas e sociedade em geral para refletir sobre a Arte e a Cultura e o papel da universidade frente a cenário atual, bem como, fruir a programação artística nos equipamentos culturais da UFG.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, participou do evento e conversou com o público presente sobre a importância da união das Universidades públicas em defesa da educação. “A UFG e seus parceiros oferecem provas inequívocas de muito vigor, de muita força e presença, nas mais diversas frentes de enfrentamento”, afirmou. Edward também ressaltou a importância das diversas atividades culturais realizadas na Universidade. “Nossa Universidade é vigorosa e realiza inúmeros eventos importantes”.

Semana de arte

A diretora de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFG, Flávia Maria Cruvinel, usou sua fala para cumprimentar todos alunos, professores e técnicos administrativos presentes. Para ela, a Semana de Arte e Cultura da UFG é importante para potencializar novas ideias e conexões para a Universidade.

Ainda estiveram presentes na abertura do evento, a Vice-Reitoria da UFG, Sandramara Matias, a Diretora da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, Angelita Pereira, a Professora da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, Ana Rita e o Diretor da Faculdade de Artes Visuais da UFG, Bráulio Vinicius Ferreira.

Semana de arte

Angelita Pereira, diretora da FIC UFG, defendeu a importância das Universidades públicas

Participam deste evento as Instituições de Ensino Superior de Goiás - UFG, IFG, IFG Goiano e UEG, as unidades/órgãos da UFG - Faculdade de Artes Visuais - FAV, Escola de Música e Artes Cenicas -  EMAC, Faculdade de Ciencias Sociais - FCS, Faculdade de Informação e Comunicação - FIC, Instituto de Informática - INF, Faculdade de Letras - FL, Centro Cultural UFG, Cine UFG, Galeria da FAV, Centro de Informação, Documentação e Arquivo – Cidarq.

Palestra analisa série Black Mirror

Na segunda-feira (03/06) também foi o início do evento CAPPA, Colóquio de Apresentação de Produções Acadêmicas, que esse ano tornou-se nacional em parceria da Faculdade de Informação e Comunicação com a Faculdade de Filosofia. O evento possui a proposta de abrir espaço para as produções acadêmicas de docentes, discentes e seus colaboradores, com o intuito de promover o debate e o compartilhamento de conhecimentos através das conferências e dos grupos de trabalhos (GTs).

A abertura do evento contou com o debate sobre a série Black Mirror pelo olhar dos professores Maria Cristina Franco Ferraz (UFRJ) e Erickson Saint Clair (UFF). Três episódios da série foram temas das discussões: “Queda Livre”, “Odiados pela nação”, “Momento Waldo”. A partir de uma perspectiva reflexiva, os professores analisaram as mídias digitais não como a causa de comportamentos, mas o seu uso relacionado a modos de vida influenciados pelo capitalismo e por um modelo empresarial.

Semana de arte

Professora Maria Cristina Franco (UFRJ) e professor Erickson Saint (UFF) participaram da abertura do Colóquio de Apresentação de Produções Acadêmicas (CAPPA)

Categorias: Arte e Cultura