Exposição Até a última gota - Fotos: Pedro Gabriel/Secom UFG

Exposição alerta para o mito da abundância da água

Em 21/06/19 13:50. Atualizada em 21/06/19 14:26.

Mostra coletiva dos estudantes de Jornalismo evidencia que a falta de cuidados com os recursos hídricos e com o meio ambiente está em toda parte

Exposição Até a última gota - Fotos: Pedro Gabriel/Secom UFG
Exposição Até a última gota: a falsa abundância da água - Fotos: Pedro Gabriel/Secom UFG

Versanna Carvalho

O mito da abundância da água é o tema que norteia a exposição coletiva dos estudantes da disciplina Fotojornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação, da Universidade Federal de Goiás (FIC-UFG). A mostra foi lançada como um alerta para a comunidade universitária de que mesmo no Cerrado, bioma considerado a caixa-d’água brasileira, há o risco da escassez hídrica.

Intitulada Até a última gota: a falsa abundância da água, a exposição está em cartaz no Rolê das Artes, espaço localizado no Pátio das Humanidades, do Câmpus Samambaia, Regional Goiânia, às quintas-feiras e sextas-feiras, das 8h às 12h, até o dia 31 de agosto de 2019. A apresentação conta com 31 fotos, cada uma produzida por um dos alunos de Fotojornalismo, e duas instalações artísticas.

Exposição Até a última gota: a falsa abundância da água (4) - Fotos: Pedro Gabriel/Secom UFG

Um dos curadores, Rodolfo da Silva, sobre as instalação artísticas feitas de lixo: "provocações"

Exposição Até a última gota: a falsa abundância da água (3) - Fotos: Pedro Gabriel/Secom UFG

Instalação Margens plácidas é uma crítica à poluição dos rios e oceanos

As estruturas foram montadas pelos alunos sob a orientação de um dos curadores da mostra, Rodolfo Barbosa da Silva, a partir da coleta do lixo indevidamente descartado no Pátio das Humanidades. Ele conta que o lixo estava espalhado por todo o local e era como se as pessoas não se dessem conta disto. “As instalações mais uma provocação [juntamente com as fotos] para mostrar que esse bem comum, que é a água, diz respeito ao meio ambiente”, destaca Rodolfo.

Exposição Até a última gota: a falsa abundância da água (2) - Fotos: Pedro Gabriel/Secom UFG

Lisbeth Oliveira: mostra tem 31 fotos produzidas estudantes de Fotojornalismo e 2 instalações artísticas

A professora que ministra a disciplina, Lisbeth Oliveira, comenta que um dos objetivos das aulas é abordar questões específicas com uma linguagem jornalística. O tema água foi escolhido a partir de uma enquete no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa). O grupo teve um mês para produzir as imagens e utilizaram dois textos para ajudar na contextualização do problema: O Manual de Consumo Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação e o Atlas da Carne: fatos e números sobre os animais que comemos.

Exposição fotográfica

Até a última gota: a falsa abundância da água

Período: às quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h, até 31 de agosto de 2019

Local: Rolê das Artes - Pátio das Humanidades