Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Nasa

Estudantes da UFG são finalistas de desafio da Nasa

Em 30/10/19 09:47. Atualizada em 05/11/19 14:13.

Grupo propõe aplicativo que mapeia locais de coleta para descarte de resíduos têxteis

Estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) integram uma das equipes finalistas do Nasa International Space Apps Challenge – um desafio internacional de criação de aplicativos para a solução de problemas globais. Participam da equipe a estudante de Arquitetura Graziele Gabriel e os estudantes de Engenharia de Software Jordane Gabriella e Werberth Lins. O grupo ainda é formado pelos estudantes do ensino médio Matheus Felix e Victor Vilardell, pela designer de moda Brenda Ribeiro e pela especialista em gestão industrial Suellen Macedo.

O aplicativo proposto pela equipe mapeia locais de baixa renda usando dados de geolocalização da Nasa. Também aponta locais de coleta e empresas cooperativas registradas, onde as pessoas podem deixar suas roupas velhas e as indústrias podem descartar mais adequadamente seus resíduos têxteis. Nas cooperativas, esse material é tratado e transformado em uma membrana feita de tecido e resina plástica, capaz de substituir os tijolos, tornando a construção de uma casa mais barata e viável.

Saiba mais sobre o aplicativo.

O primeiro passo do projeto é fornecer postos de coleta em locais com alto fluxo de pessoas, como lojas e postos de gasolina, para recolher roupas e tecidos não utilizados que geralmente vão para o lixo. Em seguida, as empresas cooperativas receberão os tecidos provenientes dos locais de coleta e também diretamente da indústria que produz resíduos têxteis. Com todo esse lixo têxtil coletado, eles serão tratados (limpos, lavando qualquer sujeira), triturados, misturados com uma resina plástica fibrosa e depois compactados.

A ideia foi inspirada no processo de construção usado pela arquiteta Zara Hadid. Além de sustentável, a solução reduz os custos de uma cobertura comum usada em alvenarias. No Brasil, o custo da alvenaria é de cerca de R$ 384 por metro quadrado, enquanto o uso da membrana de tecido é reduzido para R$ 30.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Tecnologia