Minha Jornada TCC

Universitários criam aplicativo para auxiliar escrita do TCC

Em 15/01/20 11:07.

Ferramenta organiza rotinas do estudante e estabelece canal direto com professores

Gael Penha

Procrastinação e falta de organização podem ser os principais empecilhos para o bom rendimento da rotina acadêmica. Esses obstáculos precisam ser superados sobretudo por estudantes universitários dos últimos períodos, que estão passando pela fase de produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Foi passando na pele por este momento que Ketlen Komorek, Tiago Hermano, Victória Arantes e Gabriel Rodrigues resolveram desenvolver o aplicativo Minha Jornada TCC, que pretende auxiliar na organização das rotinas de escrita e estudo durante o trabalho.

A ideia começou a ser desenvolvida quando os quatro amigos, que estavam no último ano dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Sistema de Informação da Universidade Federal de Goiás (UFG), participaram do 1° Hackathon realizado pela instituição, em junho de 2019. O evento buscava premiar, por meio de uma maratona, as soluções mais inovadoras em educação.

Ao desenvolver o projeto, os estudantes perceberam que outros aplicativos similares no mercado focavam no produto final ou na normatização do texto. Dessa forma, buscaram uma solução que otimizasse o tempo do estudante.

"Procuramos por algumas realidades em que estávamos vivendo para termos inspiração", comenta Ketlen. "Tanto eu quanto a Victória estávamos passando pelo TCC e, a partir da proximidade que tínhamos com nossa orientadora, conseguimos entender como funcionava todo esse processo e como muitos alunos acabavam atrasando a entrega".

Minha Jornada TCC
Tiago Hermano e Ketlen Komorek, durante apresentação do aplicativo no Canadá (Fotos: Acervo Pessoal)

Competição internacional

De tão original, o Minha Jornada TCC foi selecionado para participar do Red Bull Basement University, campeonato que reuniu jovens universitários de 27 países com projetos na área de tecnologia e educação. O campeonato ocorreu em Toronto, no Canadá, e contou com quatro dias de mentorias e workshops.

"Foi incrível e muito inspirador viajar para um outro país e conviver com grupos de estudantes empreendedores do mundo todo. A determinação de cada grupo em resolver problemas das realidades em que vivem nos deu uma ideia dos problemas comuns que compartilhamos e das diferenças de contexto e realidade em que estamos inseridos", comenta Tiago sobre a experiência.

"O mais rico de tudo foi, além de aproveitar toda a mentoria que recebemos de diversos profissionais expoentes em suas áreas, perceber a mudança de mentalidade que a nossa geração compartilha no que diz respeito a desenvolver soluções de um ponto de vista mais humano, sempre pensando no impacto social positivo que podemos gerar".

O aplicativo ainda não está disponível para os usuários. Falta concluir a fase de desenvolvimento e testes, mas a expectativa é que em breve o Minha Jornada TCC possa ajudar jovens universitários de todo país.

Grupo de jovens de diversos países reunidos no Red Bull Basement University

Fonte: Secom/UFG