Cartografia Covid 19

Plataforma orienta professores e alunos sobre estudo da Covid-19

Em 22/04/20 14:28. Atualizada em 07/05/20 15:11.

Objetivo do material e permitir reflexão e crítica sobre dados oficiais da pandemia no ambiente escolar

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Cartografia para Escolares (GECE), vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Educação e Geografia (LEPEG), do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), e tendo a colaboração de professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) apresenta o material “Cartografia da Covid-19: orientações para uso no ambiente escolar".

Neste material, são apresentadas orientações de acesso a dados oficiais que permitam o trabalho reflexivo e crítico dos professores e alunos, integrando esse documento às suas práticas escolares. Além disso, este produto reforça a importância do saber científico e o papel da universidade no fornecimento de recursos que possibilitam a popularização do saber e fortalecimento das redes de conhecimento.

Assim, o presente material se estrutura em três seções. A Seção 1 apresenta as principais fontes de dados sobre a pandemia da Covid-19, descrevendo o acesso, as formas de representação e as possibilidades de leitura e análise dos dados. A Seção 2 detalha um esboço dos fundamentos utilizados para a construção e utilização de representações cartográficas (mapas), tabulares e gráficas. Em seguida, a Seção 3 apresenta algumas propostas de orientações metodológicas de como o professor pode realizar e encaminhar com seus alunos procedimentos de leitura, análise e interpretação dos dados.

Por ora, está sendo apresentado a Introdução, a Seção 1 e 2 da Cartografia da Codiv-19, nas próximas semanas será finalizada a seção 3. Salientamos que este material estará em constante atualização e que pode ser feito também com a sua ajuda, por meio da plataforma. Estamos abertos a sugestões, críticas ou dúvidas pelo email gece.ufg@gmail.com

O site pode contribuir com a organização e o desenvolvimento das práticas escolares dos professores, bem como ampliar a difusão da representação cartográfica como linguagem de comunicação potente para analisar e compreender este momento tão crítico que estamos vivendo.

O material pode ser acessado na página do LEPEG, pelo endereço: http://abre.ai/cartografia_covid

Cartografia Covid 19

Categorias: Ciências Naturais Iesa Coronavírus