Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
secsaude

Lançado atendimento virtual para pessoas com suspeita de Covid-19

Em 04/05/20 16:03. Atualizada em 11/05/20 17:55.

Bot Vitória é resultado de parceria entre UFG e governo de Goiás

 

O Governo de Goiás, por meio das secretarias de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e de Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), apresentou uma ferramenta tecnológica para auxiliar no atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19. Trata-se do Bot Vitória, que é um robô, desenvolvido com a aplicação de inteligência artificial, que pode ser acessado pelo site www.saude.go.gov.br/coronavírus

O chatbot, também chamado de atendente virtual, é uma ferramenta de telemedicina e telemonitoramento que tira dúvidas e faz uma triagem de pessoas com suspeita de estarem contaminadas com o novo coronavírus. A ferramenta é uma parceria entre a subsecretaria de Tecnologia da Informação da Sedi com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Excelência em Inteligência Artificial. Para o desenvolvimento da plataforma, a equipe da subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI) utilizou uma ferramenta de chat brasileira e gratuita, que foi instalada, configurada e customizada no Data Center do Estado. 

Para acessar o Bot Vitória, basta visitar o site www.saude.go.gov.br/coronavirus e, no canto inferior direito da tela, buscar pelo ícone do chatbot. Um atendente virtual fará uma teletriagem utilizando inteligência artificial e, caso seja identificada a presença de sintomas da Covid-19, a pessoa será direcionada para um atendente de nível 1. 

Nessa etapa, será feita a escuta qualificada com orientações para o cidadão em caso de dúvidas. Se necessário, a pessoa será encaminhada para os demais níveis de atendimentos para consulta de enfermagem ou médica, que também serão realizados online. A telemedicina, como é chamado o atendimento virtual realizado por um profissional da saúde, foi desenvolvido baseado em protocolos desenvolvidos com a Faculdade de Medicina. 

O Bot Vitória integra a Central de Orientações (CORI), que  funciona diariamente das 7h às 19h. São 85 profissionais como médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros, que prestam atendimento à população por meio do número 3201-9300 ou pelo chatbot que está disponível no hotsite www.saude.go.gov.br/coronavirus.

Telemedicina

No contexto emergencial em saúde provocado pelo novo coronavírus, o professor da Faculdade de Medicina da UFG, Alexandre Taleb reforça a importância da Telemedicina.  “A pandemia acabou evidenciando como a telemedicina pode ter um papel fundamental no cuidado dos pacientes, especialmente numa época como essa, em que o isolamento social é uma das medidas preventivas. Sempre acreditei na Telemedicina e vejo com muito bons olhos a possibilidade de ela agora estar sendo colocada mais à disposição da população”, concluiu.

 

 Bot Vitória_SES.jpg

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Inovação (SeDI) e Reitoria Digital/UFG

Categorias: Tecnologia Sedi