Rede de laboratórios.png

UFG dá início a exame diagnóstico da Covid-19

Em 13/05/20 07:36. Atualizada em 18/05/20 10:46.

Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde (Laces) está trabalhando com amostras enviadas pelo Ministério da Agricultura

Versanna Carvalho

O Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde (Laces), vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG) deu início aos exames para diagnóstico da covid-19. O trabalho é resultado da parceria firmada com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que forneceu insumos para a realização de mais de mil exames moleculares. O Laces faz parte da rede de laboratórios da UFG que se colocou à disposição das autoridades sanitárias para contribuir com o aumento do diagnóstico da covid-19.

A Polícia Federal também deve enviar amostras. A Prefeitura de Goiânia, outra parceira, está em processo de liberação de recursos para dar início a emissão de laudos em Goiânia. Simultaneamente, há uma campanha de arrecadação de recursos feita em conjunto com a Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape). As doações serão utilizadas para comprar reagentes para disponibilizar o diagnóstico ao maior número de pessoas possível.

Os insumos necessários para fazer o diagnóstico são reagentes, material químico, kit para diagnóstico e kit para coleta de material. Nesta fase, o Laces vai fazer 100 testes por dia. A expectativa é que a rede de laboratórios venha a fazer 350 exames ao dia.

O diretor do ICB, Gustavo Rodrigues Pedrino, destaca que "a prioridade da UFG é ajudar a rede pública a diagnosticar os casos do novo coronavírus, diminuindo a subnotificação e realizando a identidade precoce". Ele observa que a UFG possui infraestrutura e capacidade técnica para assumir esse desafio, seguindo os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS). O professor ainda destaca que “buscando atender a sociedade neste difícil momento, diversos docentes, servidores e discentes se disponibilizaram voluntariamente para integrar a equipe que realizará o diagnóstico da covid-19”.

PCR

A UFG optou por fazer o exame molecular RT-qPCR (do inglês reverse-transcriptase coupled to quantitative polymerase chain reaction), por ser mais preciso e menos comum na rede pública de saúde. A diferença entre o exame molecular e o teste rápido é que o primeiro consegue verificar se há a presença do novo coronavírus na amostra examinada. Já o teste rápido, verifica a presença de anticorpos no organismo do paciente.
O teste rápido, que já é vendido em farmácias, pode dar falso negativo. Ou seja, a pessoa pode estar doente e o teste indicar que ela não tem a doença. Então ela corre o risco de ignorar os sintomas e continuar trabalhando e socializando com outras pessoas, transmitindo a doença.

"Os testes são essenciais para que a rede pública de saúde gerencie tratamentos e estratégias, mas os custos por exame são relativamente altos, em torno de R$ 150. A empresa ou pessoa física que quiser ajudar pode participar da campanha Ação solidária para diagnóstico do coronavírus em uma conta para doação da Funape (ver o final do texto)", observa Gustavo Pedrino.

O que é a rede

A Rede de Laboratórios da UFG para o diagnóstico da covid-19 é formada pelo Laboratório Rômulo Rocha da Faculdade de Farmácia (LRR/FF), Laboratório Margarida Dobler Komma do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (LMDK/IPTSP), e o Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde do Instituto de Ciências Biológicas (Laces/ICB). A rede conta com a participação da Escola de Agronomia (EA), da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) e da Faculdade de Odontologia (FO). A equipe de pesquisadores e voluntários tem como meta a realização de 7 mil diagnósticos por mês, mas isso depende do apoio de outras instituições.

Para levar o projeto adiante, a UFG se colocou formalmente à disposição do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Dados para doar para a campanha Ação solidária para diagnóstico do coronavírus

Instituição bancária: Banco do Brasil

Agência: 0086-8

Conta corrente: 19.877-3