Cartilha construção civil

UFG desenvolve cartilha com medidas de saúde e segurança para Construção Civil

Em 18/05/20 13:16. Atualizada em 18/05/20 13:21.

Conteúdo é voltado para os trabalhadores da área de construção

Augusto Araújo

A Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (EECA/UFG) está desenvolvendo uma iniciativa para auxiliar os trabalhadores da construção civil no atual contexto de pandemia. A Liga Acadêmica da Construção Civil (LACOCI), orientada pela professora Tatiana Amaral, é a responsável pelo projeto. Por meio da criação de uma Cartilha de Saúde e Segurança no Canteiro de Obras e vídeos como o de “Prevenção ao Covid-19 no Canteiro de Obras”, que serão produzidos, a iniciativa busca garantir a integridade física dos profissionais que trabalham com esse serviço essencial para a sociedade.

cartilha construção e covid
Estudantes da Liga Acadêmica responsável pelo trabalho

A cartilha (que pode ser acessada neste link), conforme explica a professora Tatiana Amaral, busca trazer um conteúdo prático e acessível, voltado para os trabalhadores, “para garantir a saúde dos empregados e empregadores no canteiro de obras, neste momento de pandemia de COVID-19". Ela destacou que os vídeos podem ser usados em contextos de treinamentos dos funcionários e também para obter mais orientações pela família destes trabalhadores.

O estudante e diretor de marketing da LACOCI Jorge Monteiro destaca que se sente feliz pela cartilha ser utilizada em canteiros de obras, mas também ressalta a importância de se proporcionar as condições ideais para que os trabalhadores sigam as orientações, por parte das construtoras e empregadores da construção civil.

Sara Daniel, estudante e coordenadora de produção da Cartilha da LACOCI, chamou a atenção para a necessidade de informações confiáveis que ajudem a população no contexto em que vivemos. “Nesse momento de pandemia, em que há tanta incerteza politica e social, e tanta informação falsa sendo divulgada, até mesmo por figuras de influência, a população fica sem saber no acreditar e como se previnir”. Jorge acompanha o pensamento de Sara, ao afirmar que “é nosso papel, como universidade, auxiliar a sociedade com a produção de conhecimento que ajude na prevenção ao COVID-19”.

Acesse o site da LACOCI por meio do link lacoci.eec.ufg.br, e acompanhar todas as atividades da Liga.

Categorias: cartilha Tecnologia