Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
coxins

HC-UFG confecciona coxins para a prevenção de lesões

Em 11/09/20 15:08. Atualizada em 11/09/20 17:47.

Iniciativa é dos terapeutas ocupacionais do hospital e vão auxiliar pacientes da UTI

A Covid-19 pode desencadear várias complicações, incluindo sepse e síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), levando à internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A internação, nestes casos, acaba sendo mais prolongada, aumentando a possibilidade de surgir lesões por pressão, popularmente conhecidas por escaras, as quais podem ocorrer com frequência nas UTIs devido a vulnerabilidades dos pacientes críticos, ao uso de sedativos, suporte ventilatório e drogas vasoativas e pelas restrições de movimentos por período prolongado e instabilidade hemodinâmica.

 

coxins

Pensando nisso, uma equipe de Terapeutas Ocupacionais da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas da UFG/Ebserh está confeccionando coxins para melhor posicionar e acomodar os pacientes internados. A iniciativa foi da terapeuta ocupacional Patrícia Martins Silva e teve o apoio do seu colega Luciano Rodrigues. “Os coxins são almofadas utilizadas em pacientes acamados para melhorar o posicionamento, evitar as lesões por pressão e reduzir o risco de edemas”, afirma Patrícia. As lesões por pressão são feridas causadas devido à pressão constante em pontos com proeminências ósseas que ficam em contato com a superfície, podendo ser feridas superficiais ou profundas.

Segundo a terapeuta ocupacional, os coxins são confeccionados com espuma D-28 ou D-33, de boa densidade, juntamente com espuma piramidal (caixa de ovo), encapadas com tecido Courvin, que permite uma higienização adequada. Todos os materiais foram produzidos pelos próprios profissionais. A confecção teve início no mês de julho e, até o momento, já produziram 18 coxins de posicionamento para uso nas UTIs adulto (médica e cirúrgica) do HC-UFG. Destes, nove são destinados às manobras de pronação realizadas em pacientes com Covid-19.

“A manobra de pronação (decúbito ventral) é utilizada em pacientes com confirmação de Covid-19, recomendada para pacientes que sofrem de Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) e tem por objetivo melhorar a hipoxemia do paciente com Covid-19”, afirma Patrícia Silva. Alguns destes coxins possuem encaixes para as mamas e genitálias. “Os encaixes são feitos para melhorar o conforto destes pacientes e para prevenir as Lesões por Pressão (LPP), já que eles passam até 16 horas em decúbito ventral”, afirma Patrícia.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Saúde Ebserh