Rio Verde wikipedia

Número de casos e óbitos por Covid volta a crescer em Rio Verde

Em 18/09/20 16:30. Atualizada em 18/09/20 16:31.

Flexibilização e abertura de atividades pode ter mudado trajetória antes decrescente da doença no município

Kharen Stecca

O grupo de modelagem de expansão espaço temporal da Covid-19 da Universidade Federal de Goiás publicou hoje um adendo à nota técnica nº 8 sobre a situação epidemiológica de Rio Verde produzida a pedido do governo do município. Em 8 de agosto de 2020, data da publicação da nota técnica, a pandemia estava sob controle no município, com número de transmissões efetivo ao longo do tempo (Rt) abaixo de 1,0 depois do surto ocorrido no início de junho de 2020 que havia desencadeado um grande número de casos e de óbitos. Entretanto, ao longo do mês de agosto houve uma mudança na trajetória na curva acumulada de óbitos, que se desviou da trajetória projetada de estabilização, com número de óbitos voltando a crescer, caracterizando assim uma segunda onda, embora menor, de casos de Covid-19 em Rio Verde.

óbitos acumulados

No gráfico é possível perceber a curva de crescimento do número acumulado de óbitos em Rio Verde, com a seta ilustrando o início da mudança de trajetória e a linha pontilhada verde mostrando a expectativa de estabilização. O número de óbitos por semana epidemiológica obtida no portal da SES para Rio Verde em 15/09, mostra a distribuição biomodal com um número mínimo de óbitos na semana epidemiológica 31 (26/07 a 01/08) e estabilização da pandemia até o final de julho, seguida por uma nova onda de expansão ao longo de agosto/setembro.
Os autores ressaltam que há uma relação temporal entre o aumento do Rt observado no início de agosto – que levou à mudança de trajetória de casos e, consequentemente, de óbitos por COVID-19 no município e a maior flexibilização e abertura das atividades comerciais e final dos ciclos de fechamento/abertura intercalada a cada 14 x 14 dias que ocorreu no município no final de julho 2020.
Os pesquisadores ressaltam a importância do monitoramento continuado de novos casos e hospitalizações por COVID-19, assim como a continuidade das ações de vigilância epidemiológica e medidas não-farmacológicas recomendadas, que incluem o diagnóstico e isolamento de casos, busca e quarentena de contatos de casos, e medidas preventivas e de distanciamento social da população como um todo a fim de evitar novos surtos e recrudescência da epidemia em Rio Verde.

Confira a atualização da Nota Técnica nº 8 sobre Rio Verde

Categorias: Saúde Coronavírus ICB