Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
foto Goiânia Pedro Peralta

Plataforma Covid apresenta dados sobre qualidade do ar

Em 21/09/20 17:44. Atualizada em 22/09/20 15:07.

Outros dados também foram disponibilizados na plataforma da UFG como a taxa de contágio por bairros

Kharen Stecca

Pesquisadores vinculados ao Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da UFG (Lapig), produziram um produto de previsão de qualidade do ar que está sendo calibrado e regionalizado para Goiás e agora está disponível na plataforma Covid Goiás, tanto na versão Mobile como Desktop. O objetivo é disponibilizar para a população a previsão da qualidade do ar diária no estado, de acordo com cada localidade/município. O projeto foi possível por meio do Centro de Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA), juntamente com outros pesquisadores ligados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e à Nasa, especialistas em modelagens climáticas.

foto Goiânia Pedro Peralta
Céu de Goiânia na tarde de segunda, 21 de setembro (Foto: Pedro Peralta)


A plataforma atualiza todos os dias uma previsão da qualidade do ar para os próximos 3 dias, variando em 6 classificações, que vai de qualidade do ar crítica à boa. Na plataforma, o público deve buscar por um ícone no menu lateral de ferramentas, com o símbolo de uma "árvore em chamas"; ao clicar, o mapa traz a representação da qualidade do ar.

A intenção é orientar principalmente quem já é de grupos de risco para doenças respiratórias crônicas, visando ainda mais cuidados, pois nesse período podemos também ver agravado a demanda hospitalar, afirma o professor Manuel Ferreira, coordenador da plataforma Covid Goiás (covidgoias.ufg.br).  Com isso a plataforma traz mais um dado científico que possa auxiliar a população nos cuidados durante a pandemia da Covid-9, bem como auxiliar na tomada de decisões por parte do governo, especialmente autoridades de saúde. 

A orientação dos especialistas nesse período é evitar atividades ao ar livre. No último fim de semana a plataforma alertou para riscos de degradação da qualidade do ar devido à fumaça vinda das queimadas na Amazônia e no Pantanal, além dos incêndios ocorridos no próprio estado. A pesquisadora Juliana Freire explica que a previsão é que nos próximos dias a qualidade do ar fique bem comprometida, mesmo com previsão de chuva no início da semana. Ela explica que quanto mais seco o ar, pior a qualidade dele, pois a remoção das partículas é mais lenta.
qualidade do ar
Plataforma mostra qualidade do ar com previsão para 3 dias

Veja o vídeo sobre como acessar os dados sobre qualidade do ar:

Outros dados disponibilizados para a população

A plataforma Covid Goiás também está apresentando a média móvel de casos confirmados e de óbitos por municípios e para todo o estado. Basta clicar no município e o usuário verá a média móvel dos últimos 7 dias. Esses dados já foram revisados e validados pela Secretaria Estadual de Saúde e, por isso, algumas vezes podem diferir dos números divulgados em outras plataformas, em especial na imprensa nacional. A plataforma Covid Goiás decidiu utilizar esses dados, pois assim evitam eventuais erros de lançamento (ex. casos duplicados, falsos positivos, etc.), mesmo que demore um pouco para serem atualizados. A plataforma também está disponibilizando o número de óbitos por bairros de Goiânia. Antes, oferecia os números de casos confirmados da Covid-19 por bairros/setores (Goiânia, Aparecida de Goiânia e Distrito Federal).

Outra informação disponível agora na plataforma é a taxa de contágio por bairro, para auxiliar a Superintendência de Vigilância em Saúde de Goiânia no planejamento de ações de testagem, fiscalização, etc. O professor Manuel Ferreira explica que, às vezes, esses dados podem não ser tão óbvios para a população em geral, mas são imprescindíveis na tomada de ações dos governos e órgãos de saúde.

CEMPA
O Centro de Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA) objetiva produzir estudos utilizando modelagem numérica e dados de satélite permitindo gerar com precisão e nível inéditos a previsão do tempo para toda a região Centro-Oeste (intervalos de 5 a 10 dias), cenários climáticos e modelos de produção agroclimáticos, entre outros produtos. O Centro busca reunir academia, governo e entes privados, buscando soluções para o desenvolvimento sustentável do estado por meio de tecnologias, serviços e políticas públicas.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Lapig Iesa Cempa Ciências Naturais