
Lapig cria Plataforma de Conhecimento do Cerrado
A interface ainda está aberta a mais pesquisadores para compor os dados
O Laboratório de Processamento de Imagens e GeoProcessamento da Universidade Federal de Goiás (Lapig-UFG) desenvolveu a Plataforma de Conhecimento do Cerrado (Cerrado Knowledge Platform), no âmbito do Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF), uma organização que visa a conservação da biodiversidade. A plataforma, com interface simples e interativa, tem como proposta principal prover um amplo acesso às informações sobre o Cerrado.
Há diversas informações sobre este bioma produzidas na UFG e em várias instituições. Porém, esses dados nem sempre são amplamente divulgados e disponibilizados para a sociedade. A plataforma pretende disponibilizar uma visão unificada e organizada desse conhecimento evitando a duplicidade de esforços, bem como garantindo a eficiência de programas e ações em prol da conservação do Cerrado. Para isso ela precisa da colaboração de pesquisadores neste repasse de dados. Para participar o pesquisador deve preencher o formulário (clique aqui). Veja também a carta convite.
Devido à sua reconhecida importância e abrangência, frente a um cenário preocupante de degradação ambiental, o bioma Cerrado vem sendo objeto de estudo de vários setores da sociedade, incluindo as esferas governamentais, ONGs e iniciativa privada, visando a redução e controle das atividades ilegais de desmatamentos e queimadas, com impacto direto e indireto sobre a biodiversidade, solos e recursos hídricos. Na maioria das vezes, estas instituições
trabalham em consonância com políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico em nível estadual e municipal.
Para acessar a plataforma acesse o link: https://cepf.lapig.iesa.ufg.br/# e algumas ferramentas já estão implementadas.
Confira o vídeo de apresentação da Plataforma:
Plataforma
A Plataforma de Conhecimento do Cerrado (https://cepf.lapig.iesa.ufg.
Coordenado por pesquisadores do LAPIG-UFG, o projeto está dividido em três grandes componentes: 1) organização de bases de dados (em geral, de cunho cartográfico), compiladas de instituições parceiras; 2) desenvolvimento de ferramentas computacionais / interfaces de acesso, visualização e download; e 3) produção de material didático para a capacitação de usuários, com foco em tomadores de decisão, pesquisadores, líderes comunitários, entre outros.
Fonte: Secom UFG
Categorias: cerrado Lapig Ciências Naturais