Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Professor Luiz Dourado

Futuro da Educação depende da defesa das instituições públicas e gratuitas

Em 05/10/20 09:15. Atualizada em 05/10/20 15:14.

Professor emérito Luiz Fernandes Dourado ministrou a palestra de encerramento do Encontro das Licenciaturas e Educação Básica

Mariana Machado

A cerimônia de encerramento do II Encontro das Licenciaturas e Educação Básica (ELEB), ocorreu nesta sexta-feira, 2 de outubro. O evento acadêmico e científico é realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Goiás (SEDUC). Com transmissão ao vivo pelo canal da UFG no YouTube, a solenidade contou com a palestra ministrada pelo professor emérito da UFG, Luiz Fernandes Dourado, e mediada pelo professor Israel Elias Trindade, pró-reitor adjunto de Graduação. Durante o encontro, Luiz Dourado ressaltou a importância de defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

Professor Luiz Dourado
Solenidade teve a presença das intérpretes de Libras Ellen e Rosimeire

 

Durante o encontro, o professor Luiz Dourado salientou que a partir do golpe de 2016 houve um retrocesso na agenda das políticas sociais e educacionais. O professor ainda ressaltou que está sendo vivenciado um cenário de política regressiva, o qual secundariza o Plano Nacional de Educação. “Está em jogo o direito à educação e o direito constitucional, e isso vai se agravar no contexto da pandemia”, ponderou ele. 

Luiz Dourado considerou que, de certa forma, há uma crescente desresponsabilização do poder público para com as políticas educacionais, sobretudo para aquela em defesa da educação pública, gratuita, laica e democrática. “A gratuidade do ensino e a autonomia estão ameaçadas”, acrescentou. 

Para ele, pensar políticas que garantem o direito à educação é ir para além do calendário escolar. “É pensar uma conjugação de esforços que objetivem a melhoria do processo, a aprendizagem e garante a acessibilidade a todos. É muito mais amplo que flexibilizar os dias letivos e adotar plataformas”, ressaltou. De acordo com o professor, há uma carência de recursos que colaboram para a garantia de condições adequadas para o enfrentamento da crise sanitária que o Brasil está enfrentando.

Luiz Dourado também abordou sobre as dificuldades tanto dos profissionais, como dos estudantes em lidar com a tecnologia. “A questão não é apenas tecnológica de equipamentos, mas envolve pacotes de dados, condições familiares, estrutura, espaço físico e suporte estatal”, afirmou.

Segundo dados da pesquisa realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime) em diferentes municípios brasileiros, 79% dos estudantes das redes dizem ter acesso à internet, porém, cerca de 46% acessam apenas pelo celular, limitando o ensino nessas condições. “Imagine o esforço que temos que fazer para garantir a acessibilidade”, pontuou o professor.  

Luiz Dourado diz que é possível construir o futuro da educação básica e superior. Entretanto, é fundamental revigorar as lutas pelas instituições públicas para que tenham políticas efetivas que garantam as condições para a Educação. O professor reiterou que é fundamental políticas que permitem avançar na defesa intransigente da educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade social. E ainda nesse âmbito, que permitem pensar a democratização do acesso,  condições de permanência e a formação inicial e continuada, portanto a valorização do profissional da educação, bem como as questões de acessibilidade. 

Eleb

Realizado pela UFG, o Eleb é um evento acadêmico e científico. Ele conta com parcerias  da Secretaria de Estado de Educação de Goiás (SEDUC), IFG, IFGoiano, UEG, UFJ, UFCAT, PUC Goiás e tem como objetivo promover encontro entre pesquisadores, professores, técnicos e estudantes em formação para refletir e dialogar sobre os desafios da formação de professores e sua atuação no contexto social, político, econômico e cultural.  

Neste ano de 2020 a segunda edição do evento ocorreu entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro,  tendo como tema principal “Educação mediada por tecnologias: desafios e proposições da educação básica ao ensino superior”. A programação contou com conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos.

Confira a cerimônia de encerramento disponível no link do canal no YouTube da UFG oficial

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Humanidades FE