Webinário QUímica

Atuação dos profissionais da Química durante pandemia é discutida em webinário

Em 07/10/20 09:44. Atualizada em 23/10/20 17:32.

O evento foi realizado pelo Instituto de Química, com o tema “Profissionais da Química após a formação: áreas de trabalho e meios de atuação”

Ana Lívia Rodrigues

Desde março, devido ao início da pandemia da Covid-19, estão sendo implantadas estratégias desenvolvidas pelo Conselho Federal de Química (CFQ) conjuntamente com os Conselhos Regionais de Química (CRQs) para disseminar informações confiáveis sobre o novo coronavírus e alertar sobre a fiscalização de produtos e empresas.  “Ficou muito claro e evidenciado agora nessa época de pandemia o quanto o profissional atua em segmentos que são fundamentais para que a gente tenha a disponibilização de serviços e produtos que são utilizados no dia a dia”, afirmou Luciano Souza, presidente do Conselho Regional de Química da 12° Região (CRQ-XII) no webnário realizado pelo Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ-UFG) na última segunda-feira (5/10).

Webinário QUímica
Os webinários acorrem às segundas-feiras e são transmitidos ao vivo pelo canal

Em paralelo às ações informativas, Luciano Souza apresentou outras iniciativas como a campanha Química Solidária, uma parceria entre os CFQ/CRQs, instituições de ensino e empresas privadas, que visa a doação de álcool gel para hospitais e entidades filantrópicas em todo o Brasil. Destacou também o QuimCast, um programa de podcasts em plataformas online com objetivo de noticiar de maneira fácil e acessível os assuntos voltados à área da Química. Como exemplo, ele citou um episódio publicado sobre orientações do uso da água sanitária para combater o vírus de maneira segura e eficiente.

Fiscalização e Atuação

Em março deste ano, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 350/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a produção de álcool gel e desinfetantes sem autorização prévia para atender com urgência a demanda de produtos necessários para evitar a disseminação da Covid-19.

Devido a medida, o foco de fiscalização aconteceu principalmente em empresas que fabricam saneantes e cosméticos. “Foram fiscalizar essas empresas para checar a responsabilidade técnica com relação aos condicionais químicos, com relação às matérias primas, as boas práticas de fabricação, ver se realmente o químico estava atuando, se tinha análise de controle de qualidade realizadas”, explicou. Atualmente, por meio do site do CRQ-XII é possível denunciar empresas irregulares ou consultar informações sobre regularidade e demais dúvidas.

Segundo Luciano Souza, a fiscalização impacta indiretamente a contratação de profissionais, devido à lei que prevê obrigatoriedade de manter um profissional técnico responsável pelas atividades das empresas no ramo químico. Para os químicos, de acordo com o presidente da CRQ-XII, existe um amplo mercado de trabalho disponível e além disso diversos segmentos dentro da área.

Para exemplificar essa ampla rede de oportunidades, foi convidado também o doutor em Semioquímica, André Lucio Franceschini Sarri, que apresentou sua pesquisa resultante de sete anos de trabalho no departamento de Biointeraçãos de colheitas em Rothamsted Research, na Inglaterra.

A pesquisa desenvolvida junto com veterinários estuda soluções para combater parasitas que afetam criações de gado e outros animais. De acordo com o pesquisador, o animal possui algum odor que é produzido por certas glândulas e que pode tornar ele repelente ou atraente a algum tipo de parasita. “A ideia desse projeto é justamente isso, traçar um perfil químico de voláteis químicos que o animal está produzindo na pele e estudar esses voláteis químicos e a relação com a carga parasitária.” explicou.

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Ciências Naturais