BCG e Covid

Estudo da UFG avalia potencial da vacina BCG na proteção adjuvante à Covid-19

Em 04/11/20 14:10. Atualizada em 04/11/20 18:53.

Pesquisa está recrutando profissionais da área da saúde que estão na linha de frente no atendimento aos pacientes da Covid-19

Kharen Stecca

Estudos de diversas regiões do mundo tem levantado a hipótese de que a vacina BCG pode melhorar a resposta imune inata e evitar a infecção sintomática ou o agravamento da infecção por COVID-19. Com base nessa hipótese, a Universidade Federal de Goiás (UFG) está coordenando um ensaio clínico para avaliar o papel da vacina BCG como estratégia preventiva da Covid-19.

A vacina BCG, administrada em recém-nascidos de diversos países, induz a uma proteção adjuvante para diversas infecções virais comuns na infância. Sendo assim, o ensaio clínico randomizado "BCG-COVID19" propõe a revacinação com BCG dos profissionais da área de saúde. O objetivo deste ensaio clínico é estimar a incidência de COVID-19 neste grupo, bem como verificar a efetividade da vacina BCG para evitar ou reduzir a infecção por COVID-19 ou o agravamento da doença entre profissionais da área de saúde.

Voluntários

Neste momento o projeto está precisando de voluntários da área da saúde para participar da pesquisa. Até o momento foram triados 403 voluntários e recrutados 92 participantes. O projeto precisa ainda de 308 participantes que testem negativo para Covid-19. Qualquer profissional da área da saúde que tenha contato (no mínimo 8h semanais) com pacientes suspeitos de COVID-19 seja nos leitos hospitalares, CTI, ou no transporte e admissão destes pacientes, incluindo maqueiros, enfermeiras, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicologos, dentistas, técnicos de enfermagem, radiologia, de análises clínicas (coletadores), etc podem participar da pesquisa.O teste sorológico COVID-19 é realizado por equipe vinculada ao Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG.

Os profissionais da área de saúde incluídos no estudo serão randomizados em dois grupos: grupo que será revacinado com BCG ou grupo não revacinado. Todos serão acompanhados por telemedicina por período de 180 dias e, neste período, serão coletadas informações sobre o estado de saúde destes participantes.

bcg e covid

Participação

Para participar, o profissional de saúde deve entrar em contato por meio do whatsapp (62-983264955), e-mail (rgptb.ufg@gmail.com), instagram (@rgptb.ufg). A página do grupo com mais informações é https://rgptb.iptsp.ufg.br/

Recursos

O projeto deve ter duração de dois anos e recebeu mais de R$ 1,2 milhão de financiamento da chamada de apoio a pesquisas em Covid-19, liderado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministério da Saúde. Ele é coordenado pelos professores Ana Paula Junqueira-Kipnis (coordenadora), Marcelo Fouad Rabahi (vice-coordenador) e André Kipnis (professor associado), este projeto tem sido popularmente identificado como “Projeto BCG-COVID19”.

BCG e Covid
Fotos: Arquivo do grupo de pesquisa

Categorias: covid-19 destaque Saúde