Geovanna Bessa

Aluna da UFG desenvolve projeto inovador de logística empresarial

Em 16/12/20 09:00. Atualizada em 16/12/20 12:01.

Com plano que emprega tecnologia no local de trabalho, Geovanna Bessa é uma das finalistas no Prêmio IEL de estágio

Lígia Saba

Prêmio IEL

A estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Goiás, Geovanna Bessa, está na final do programa de prêmios de estágio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O projeto desenvolvido pela estagiária de 21 anos, inscrito na categoria “projetos inovadores”, promoveu o engajamento interno e externo da instituição a partir da reestruturação no Programa de Engajamento Operacional (PAS) e no Programa e Excelência do Transporte (PET). O plano inovador “Iniciativas Logísticas – Transformando o ambiente em sustentável e engajado” foi implementado na empresa Coty em setembro de 2019.

A partir de modificações digitais, o PAS passou a contar com QR Code e senha individual para que os operadores pudessem consultar com mais facilidade suas performances individuais. O acesso dos colaboradores aos dados, atualizados quinzenalmente, permitiu a eles acompanhar com maior clareza seus desempenhos. Além disso, foram desenvolvidas iniciativas como times operacionais compostos por 5 pessoas imitando times de futebol e eventos trimestrais com temáticas diferentes visando promover maior engajamento entre a equipe.

Prêmio IEL

Já no PET, foram realizadas duas principais inovações. A primeira iniciativa foi o desenvolvimento de um Programa de Incentivo Interno aos Parceiros Logísticos. Foi elaborado um manual, denominado “Manual do PET”, composto por informações, metas, pontuações, pilares e regimentos a serem cumpridos, com o objetivo de proporcionar melhorias no contato direto entre a empresa e seus parceiros logísticos (transportadoras). A segunda, foi uma iniciativa interna com o objetivo de promover maior satisfação aos motoristas parceiros da instituição.

Para isso foi realizada uma Pesquisa de Satisfação dos motoristas, a partir dos resultados obtidos foi elaborado um painel informacional (dashboard) atualizado automaticamente com as respostas. Com isso, ações internas para melhorar a qualidade de atendimento aos motoristas foram tomadas, como: sala climatizada, café, água, reforma dos banheiros, televisor com informações de embarque e noticiais diárias, cartilha com localizações internas e regras de segurança.

Prêmio IEL

Além disso, o Sistema de Inteligência Operacional (OpIS) passou a mapear todos os processos internos associados a logística do Centro de Distribuição em Goiânia. Assim, os processos passaram a seguir um padrão e foram otimizados através de relatórios, sendo todos integrados através de um dashboard. Com isso, todos os membros da empresa, parceiros e associados passaram a ter acesso às informações relevantes sobre o sistema operacional interno da instituição.

O projeto foi inscrito pela própria estudante no Prêmio IEL de estágio e recebeu todo o apoio e respaldo da empresa Coty e da supervisora Claudiane Brenda, coordenadora de projetos logísticos. O Prêmio IEL de Estágio tem a finalidade de estimular a inovação no desempenho de práticas dos estagiários, premiando projetos inovadores, executados pelas empresas, estudantes e instituições de ensino, durante o programa de estágio. A final será realizada no dia 17 de dezembro.

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Tecnologia Fic