Exposição 54 hands-on

Acadêmicos lançam exposição virtual hands-on sobre pandemia

Em 12/01/21 12:44. Atualizada em 13/01/21 08:39.

Narrativas em imagens, texto e vídeo produzidas pelos estudantes de Jornalismo podem ser acessadas pelo Instagram

Carolina Melo

As reflexões acadêmicas dos calouros do curso de Jornalismo sobre a pandemia e o isolamento social são o fio condutor da exposição virtual hands-on Pandemia: Narrativas em um período de isolamento social, inaugurada hoje (12/1) e acessível pelo Instagram. De forma imagética, textual e interativa, e sob um olhar crítico e jornalístico, os acadêmicos abordam a desigualdade e a vulnerabilidade social, a saúde mental, o cotidiano, o ensino remoto, o movimento negro e o meio ambiente impactados durante o ano de 2020. Os temas sensíveis foram estimulados pela curadoria dos professores Lisbeth Oliveira e Sálvio Farias e pela monitoria de Selina Jania.

A exposição virtual apresenta, em um conjunto de dez estações, alguns desdobramentos e reflexões sobre as transformações ocorridas durante a crise sanitária ocasionada pelo novo coronavírus. De acordo com a professora Lisbeth Oliveira, a produção nasceu como uma inquietação de uma turma que ao ingressar na UFG deparou-se com a pandemia. “São alunos que não tiveram ainda a experiência de estar na UFG. Não puderam conhecer-se entre si. Tiveram praticamente a semana de calouros. Foi um desafio tanto para eles quanto para nós fazer essa exposição”.

Segundo Lisbeth Oliveira, junto com a formação, ao longo dos encontros com os estudantes, foram pensadas as possibilidades de uma exposição totalmente virtual. “Os estudantes se esforçaram para ter uma material interativo e interessante, que explorasse falas, entrevistas. Então há o acionamento de outros sentidos”.

A monitora e estudante de Jornalismo, Selina Jania, ressaltou o desafio da turma 54, responsável pela exposição, de iniciar um curso de graduação no ano da pandemia e destacou a importância da iniciativa. “Será algo válido para o resto da graduação, ter participado de uma exposição que carrega seu nome. Vejo o quão importante é essa produção levada para a sociedade”. Por sua vez, o professor Sálvio Juliano chamou a atenção para o olhar jornalístico da exposição realizada pelos estudantes que ainda estão no primeiro período da graduação.

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Arte e Cultura Fic