Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Rio Paranaíba - Itumbiara

Equipe técnica da UFG apresenta planos para gestão da água em Goiás

Em 21/01/21 11:22. Atualizada em 21/01/21 11:24.

Quarta etapa dos Planos de Bacias dos Afluentes do Paranaíba do Estado de Goiás (PBAP-GO) é concluída após um ano de trabalhos técnicos

Equipe técnica da Escola de Engenharia da UFG vem apresentando desde terça-feira (19) os Planos de Ações dos recursos hídricos para as bacias afluentes do Rio Paranaíba em Goiás. Via Webinar, sempre às manhãs, a atividade vai até amanhã (22) e pode ser acompanhada pelas redes sociais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O objetivo é “melhorar a gestão dos recursos hídricos do Estado” com os estudos técnicos, afirmou o professor Klebber Formiga, coordenador da elaboração dos Planos de Bacias dos Afluentes do Paranaíba do Estado de Goiás (PBAP-GO).

Segundo o professor Klebber Formiga, como a lei nº 9.433 que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos permite a descentralização dos recursos, há a possibilidade de promoção da democratização, mas, por outro lado, torna o trabalho de gestão das águas mais complexo. Os produtos elaborados pelo PBAP-GO vêm sendo divididos em oito etapas, segundo o professor: construção de bases metodológicas, diagnóstico, prognóstico, atualização do plano de ações, proposta de enquadramento, consolidação do plano, manual operativo, e resumos municipais. Durante essa semana, a quarta etapa vem sendo apresentada pelos especialistas. Os Planos de Ações são destinados aos afluentes goianos do Baixo Paranaíba, de Corumbá, Veríssimo e porção goiana do Rio São Marcos, do Meia Ponte, e do Rio dos Bois.

O produto quatro é dividido em três partes: a primeiro apresenta um resumo sumário da bacia exposto no documento “Prognóstico”; um segundo elemento trata-se de informações sobre a atuação do Comitê de Bacia e o último refere-se a matriz preliminar do Plano de Ações, envolvendo a ideia de Programa, Projetos e Ações. O trabalho da equipe completou um ano esse mês. A previsão é de que até outubro todos os produtos sejam apresentados, com vistas à gestão e proteção das águas do Estado.

Você pode acompanhar todos os produtos aqui.

 

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Ciências Naturais EECA