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Universidade Federal de Goiás
marketing estratégico

Marketing Estratégico auxilia relacionamento entre clientes e empreendedores

Em 11/02/21 14:32. Atualizada em 11/02/21 14:33.

Estratégia visa possibilitar ferramentas para profissionais da área do marketing adquirirem habilidades nas tomadas de decisões 

Jeferson Fragoso 

Apesar do crescimento exponencial das micro e pequenas empresas, muitos empreendimentos não estavam preparados para as mudanças que ocorreram, especialmente as ligadas ao relacionamento cliente x empreendedor/gestores. Com as mudanças, diversas empresas tiveram que fechar as portas por falta de recursos, ou criaram meios, como o home office e outras medidas, para continuar no mercado. Cursos que viabilizem formas de se manter diretamente conectado com os clientes, mesmo que de forma online, se tornaram cada vez mais procurados. Sendo assim, são cursos que buscam atuar de forma direta ou indireta, onde profissionais da área de marketing adquirem habilidades para tomar decisões e contribuem para o melhor desempenho organizacional. Para auxiliar nesse processo uma opção é buscar cursos como os que a Universidade Federal de Goiás - UFG oferece. O MBA Marketing Estratégico está com inscrições abertas e é voltado para os profissionais que atuam na área e desejam aproximar, de forma estratégica, a relação entre o cliente e sua marca. Mais informações no site: https://sea.face.ufg.br/

Alternativas na pandemia

A pandemia do coronavírus fez com que empresas criassem alternativas para manter o relacionamento com o cliente, provocadas pela transformação digital. Assim, diversos sistemas de comunicação, como o Google Meet e a plataforma Zoom, serviram para manter, mesmo que online, a proximidade com clientes e empregados. As principais estratégias utilizadas foram as redes sociais, que antes mesmo da pandemia já eram consumidas por mais de 65% da população. As redes sociais, então, serviram como uma estratégia de marketing de relacionamento, onde foi possível manter o contato com os clientes, mesmo que de forma online. Redes sociais como Instagram, Linkedin, Facebook e WhatsApp se tornaram ferramentas digitais essenciais para qualquer tipo de empresa. Além disso, os meios de comunicação via mensagem também serviram para informar ao cliente sobre as mudanças ocorridas nas empresas. 

Além de atuar no meio digital, é importante conhecer o público-alvo da rede social. Além de utilizar redes sociais, investir também em avatares que criam com os clientes uma relação mais humana e mantém a proximidade cliente x empreendedor. Ou seja, além de gerir as mudanças digitais, também é necessário criar estratégias bem traçadas. Portanto, a ideia é pensar de forma definitiva na transformação digital, com o intuito de mudar o relacionamento com os clientes e fazer com o que os canais digitais trabalhem de forma mais assertiva. Embora muitas empresas ainda estejam na dúvida de como atingir o público em meio a tantas mudanças, os processos de transformação digital devem ser adquiridos para manter o alcance das empresas, sempre olhando para o lado humano do relacionamento com o cliente. 

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Institucional MBA Face