Teste RT Lamp no HC

HC-UFG aplica teste molecular rápido para Covid-19 desenvolvido na universidade

Em 04/03/21 13:45. Atualizada em 12/03/21 12:58.

Teste fica pronto em uma hora e possui eficácia similar do RT-PCR

Kharen Stecca

Desde terça-feira, 23 de fevereiro, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás está disponibilizando aos pacientes atendidos na unidade o novo teste RT-LAMP com tecnologia desenvolvida a partir do Projeto “Diagnóstico Molecular Rápido baseado em RT-LAMP para COVID-19”. Para início da ação o projeto disponibilizará ao HC-UFG 500 testes que auxiliarão no diagnóstico rápido de pacientes que são atendidos na unidade de saúde.

Com a técnica RT-LAMP o teste detecta a presença do RNA do vírus Sars-Cov 2 na fase da infecção ativa, na mesma janela do exame padrão ouro, o PCR (3 a 10 dias). O grande diferencial é que o exame fica pronto em cerca de uma hora, o que pode ser decisivo no tratamento e isolamento do paciente.  Além disso, o teste é mais barato e não necessita de instrumentação sofisticada. Os recursos para o desenvolvimento dos testes doados vieram do Ministério Público do Trabalho de Goiás (MPT-GO), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e do CNPq. Até o momento foram destinados cerca de R$ 1,7 milhão de reais ao projeto.

A coordenadora da pesquisa e professora do Instituto de Química da UFG, Gabriela Duarte, explica que o HC foi escolhido como projeto piloto por estar dentro da instituição e como gesto de devolução à sociedade dos investimentos de recursos públicos no projeto. Os biomédicos do hospital foram treinados para realização do exame pela equipe do projeto.

O diretor do Hospital das Clínicas da UFG, José Garcia, ressaltou que o teste tem ótima qualidade e, como fica pronto rapidamente, tem auxiliado com relação ao isolamento do paciente. Segundo ele, muitas vezes o paciente fica isolado até que o teste fique pronto, sem a certeza se está com a Covid-19 ou outra doença respiratória que exige tratamentos diferenciados. “No atual momento da pandemia, toda facilidade no diagnóstico é muito importante”.

Teste RT Lamp no HC
Teste auxilia na detecção rápida da Covid-19 em pacientes do HC (Foto: Arquivo do grupo de pesquisa)

Validação do teste - A pesquisa que teve início no primeiro semestre de 2020 na UFG já passou pela fase de validação e já aplicou cerca de mil testes na população. A próxima etapa é realizar a transferência de tecnologia para o maior número de instituições possíveis, públicas ou privadas, fazendo com que os benefícios alcançados com essa tecnologia sejam percebidos pela sociedade nos diferentes meios de assistência à saúde.

Em breve, deve ser disponibilizado um edital público para viabilizar essa transferência de tecnologia. “A equipe do projeto fará o treinamento das equipes de forma gratuita, fazendo com que este diagnóstico seja mais rápido e que possa salvar vidas”, afirma Gabriela Duarte. A professora do Instituto de Ciências Biológicas, Elisângela Lacerda, que também participa da pesquisa explica que a transferência da tecnologia do teste RT-LAMP UFG "é a etapa final do processo de desenvolvimento científico e tecnológico realizado na universidade, ela significa que a inovação tecnológica está em vias de se tornar acessível à sociedade, por meio de empresas e instituições com capacidade de produzir, fornecer ou comercializar na forma de novos produtos, processos ou serviços."

Confira entrevista da professora Gabriela Duarte para a Rádio Universitária

Equipe:

Pesquisadores do Grupo de Pesquisa de Biomicrofluidica do Instituto de Química e do Laboratório de Genética Molecular e Citogenética do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás:

Profa. Gabriela Rodrigues Mendes Duarte IQ/UFG

Profa. Elisângela de Paula Silveira Lacerda ICB/UFG